Investimento bilionário deve acelerar entregas da China para o Brasil…

Jack Ma em convenção da Cainiao: dinheiro não é o problema… –

Nome mais famoso da internet chinesa, o magnata Jack Ma, em
pessoa, fez uma aparição surpresa no evento anual de sua empresa de
logística, a Cainiao.  Para uma plateia de funcionários e parceiros, Ma
prometeu investir o equivalente a R$ 50 bilhões em soluções de
transporte nos próximos 3 anos.
Por razões culturais (as pessoas são muito ocupadas) e demográficas
(as regiões urbanas possuem grande densidade populacional, o que
barateia entregas), o e-commerce é uma febre na China, ao ponto de o
país, sozinho, concentrar 40% das vendas (em número de pedidos) do
comércio eletrônico em todo o mundo.  “Estes R$ 50 bilhões são apenas
o investimento inicial, colocaremos quanto dinheiro for preciso para
fazer entregas em até 72 horas em qualquer parte do mundo”, afirmou
Jack Ma.
Desde 2015, o Alibaba mantém em Guangdong, no sul da China, um
laboratório de pesquisa e desenvolvimento de novas soluções de
logística, chamado de ET Lab. Entre as inovações criadas pelo
laboratório estão robozinhos de 20 centímetros de altura capazes de
levantar até 200 quilos em pesos. Equipados com câmeras para
reconhecimento de imagens, eles recebem, por Wi-Fi, instruções de
pedidos dos consumidores e são capazes de mover prateleiras dentro
de depósitos levando os produtos até braços mecânicos que os
separam e colocam em uma única caixa.
Os pequenos robôs têm, ainda, detectores de temperatura e umidade e
enviam alertas para uma central se, por exemplo, produtos sensíveis
estiverem expostos à luz do Sol, sob frio demasiado ou umidade
excessiva.
Veja abaixo os robôs em atuação.

Assim, é possível, por exemplo, que o robô receba instruções de
separar um par de tênis tamanho 38, um iPhone X e duas camisas da
Seleção Brasileira de futebol e levar os itens, um por um, até um braço
mecânico, que os seleciona e acomoda na embalagem final, que viajará
ao consumidor.  As mesmas caixas são etiquetadas e fechadas por
robôs, que possuem a capacidade de ler as embalagens e conferir se o
conteúdo de uma caixa é, de fato, o mesmo solicitado pelo comprador.
Braço automático confere e fecha pacotes antes de enviá-los às esteiras…

Uma  vez fechados , os pedidos são levados, por esteiras, até
caminhões de transporte, que os levarão a terminais de avião, trem ou
rodovias. Para o transporte de última milha, um outro robô equipado
com GPS e serviço de navegação baseado em modelagem 3D, logo
capazes de reconhecer degraus e imperfeições do solo, leva o produto
até a casa dos consumidores, que precisam informar uma senha para
“abrir” as gavetas do robô e retirar seu pacote.
Embora a Cainiao desenvolva estas soluções, a empresa não opera
serviços de logística diretamente, mas sim revende suas tecnologias
para parceiros. Ao todo, 130 milhões de entregas acontecem na China
todos os dias e apenas nos últimos dois anos 7 empresas de logística
realizaram sua abertura de capital nas bolsas de Hong Kong e Xangai.
Robô para última milha: senhas abrem as gavetas A, B ou C…

O investimento do Alibaba deve permitir que entregas dentro da China
aconteçam em 24 horas após um consumidor efetuar uma compra
online e em até 72 horas nas alfandegas do resto do mundo, com
particular eficiência para os países vizinhos, que fazem parte do “China
Belt Initiative”, um multibilionário programa de infraestrutura coordenado
pelo governo central de Beijing o que, na prática, deve tornar as
companhias chinesas imbatíveis no comércio com os países do Pacífico
e Sudeste Asiático.
Para os compradores brasileiros de sites como Aliexpress, é possível
que suas encomendas cheguem mais rápido nas alfandegas de Santos,
Itajaí ou Rio de Janeiro. A partir de lá, porém, o desafio será de nossas
empresas de logística.
 
Fonte: UOL 
 

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