BLOG-1-768×512

Diferença entre publicidade e marketing

Conhecer a diferença entre publicidade e marketing é fundamental para quem está em dúvida sobre qual profissão seguir. Apesar das semelhanças, as áreas não são sinônimas. Elas possuem suas características, ferramentas, estratégias e objetivos próprios. Se você está em dúvida entre os cursos de publicidade e marketing, continue a leitura e entenda as diferenças entre eles e como escolher entre as graduações. 

Curso de Publicidade

Com duração média de quatro anos, o curso de Publicidade prepara profissionais para atuar com a divulgação de produtos e serviços. Com a popularização da internet e das redes sociais, tem sido cada vez mais necessário possuir conhecimentos sobre o comportamento dos clientes na web, ferramentas de marketing digital, entre outras.
A grade curricular do curso de Publicidade é composta por disciplinas da comunicação social e ciências humanas, além das matérias práticas mais específicas para formação profissional do estudante. Também é comum que sejam realizadas aulas em laboratórios de imagem e edição, além do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e estágio obrigatório. 

Curso de marketing

A graduação em marketing proporciona ao profissional um amplo campo de atuação e um mercado de trabalho com demanda cada vez maior. O marketing digital tem sido um dos segmentos mais populares da atualidade, devido a importância das redes sociais para os negócios. 
O curso tem duração média de quatro anos quando possui titulação de bacharelado. O tecnólogo em marketing dura em média entre dois e três anos. As faculdades de marketing adotam uma grade curricular com disciplinas teóricas dos campos de Economia, Sociologia, Psicologia, etc. Além disso, o estudante também tem acesso a matérias mais específicas e aulas práticas que proporcionam uma vivência com o segmento profissional.

O que éProfissionais
AbrangênciaGraduação
PublicidadeConsiderada um dos instrumentos do marketing, a publicidade é a área responsável pela divulgação de um produto ou serviço através de anúncios em diferentes veículos.
O publicitário cria peças e campanhas que divulgam a empresa, seus produtos e serviços. O foco de sua atuação está no fortalecimento de uma marca (empresa).

A  publicidade é mais específica que o marketing, pois a área é focada no público externo.

O curso de Publicidade qualifica o estudante para criar, planejar e executar estratégias de comunicação envolvendo a criação de peças para diferentes veículos.
Marketing

O marketing reúne diversas estratégias para auxiliar as empresas a alcançarem os seus objetivos, sem deixar de lado os interesses dos clientes. 

O profissional de marketing desenvolve diferentes estratégias para auxiliar as empresas a alcançarem os seus objetivos. Seu perfil é multidisciplinar. Seu perfil é multidisciplinar e exige o entendimento acerca do mercado de atuação da empresa, seu público, concorrência, valores, entre outros.

O marketing utiliza a publicidade como uma de suas ferramentas, a depender do objetivo da organização. Esse campo é muito mais abrangente, pois se preocupa com os públicos internos e externos.

O curso de marketing possui uma relação com a área de negócios, em especial a de vendas. Por conta disso, as disciplinas também proporcionam amplos conhecimentos para o empreendedorismo e gestão de negócios.

Escrito por Gabriele Silva em Educa + Brasil , Imagem pela Boa Imagem

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.