O que é marketing digital?

O marketing digital explodiu literalmente na última década por causa dos benefícios que gera para as empresas, mas também porque fornece uma resposta personalizada aos novos comportamentos dos consumidores atuais.Mas o que é uma estratégia de marketing digital? Que disciplinas ele cobre? Quais são os pontos fortes das empresas que o praticam?

O marketing digital ativa todas as alavancas digitais

O marketing digital é muitas vezes confundido com oweb marketing, porque se baseia principalmente na web, mas não só.

O marketing digital na verdade se refere a todas as práticas cujo objetivo é promover um negócio, capturarleadse conquistar novos clientes através de diferentes mídias digitais:

  • A web: sites corporativos e comerciais, blogs.
  • As redes sociais.
  • SEO: SEO nos motores de busca.
  • OSMO: SEO em plataformas de mídia social.
  • Marketing de entrada: marketing de conteúdo, boletins …
  • Marketing móvel: aplicativos, cupons, notificações push localizadas
  • Campanhas por email.
  • Big Data: a exploração dos dados dos usuários da Internet.
  • Marketing local: anúncios geo localizados em mecanismos de busca, redes sociais…

No marketing digital, portanto, todas as alavancas digitais são ativadas para:

  • Adquira novos clientes.
  • Detectar leads.
  • Dê visibilidade e credibilidade à empresa.
  • Promova uma oferta para um público mais amplo.
  • Saia dos mercados cada vez mais competitivos.

Os pontos fortes do marketing digital

O marketing digital se estabeleceu como a disciplina atual para empresas de todos os tamanhos e setores, porque existem benefícios reais a serem obtidos.

A disciplina possibilita manter o mais próximo possível dos hábitos e exigências dos consumidores atuais, criando um relacionamento de proximidade e confiança com eles.

O cliente pode interagir com a marca a qualquer momento e a marca possui muitas informações sobre ele e pode adaptar sua oferta para oferecer a ele o produto ou serviço que mais lhe convém, em qualquer lugar e a qualquer momento.

O relacionamento com o cliente é completamente transfigurado: as empresas conhecem bem seus consumidores e, assim, constroem um relacionamento duradouro e de qualidade com eles. A taxa de lealdade e satisfação é melhorada, assim como a taxa de conversão de um site comercial.

Mas o marketing digital também é particularmente acessível em termos de orçamento, porque os custos são muito melhor controlados do que nos suportes tradicionais. Por conseguinte, oferece às PME e às pequenas empresas a possibilidade de serem competitivas e jogarem em pé de igualdade com grandes grupos com capacidades financeiras colossais. O ROI das ações realizadas é, portanto, mais interessante.

Além disso, o digital se abre fundamentalmente em um mercado gigantesco: o mundo inteiro. Sites de comércio eletrônico, por exemplo, operam 24 horas por dia, 7 dias por semana e são direcionados a clientes locais, nacionais e internacionais. Sendo a web o vetor de escolha para o digital, essa forma de marketing não conhece fronteiras.

Graças ao marketing digital,todas as marcas podem dar uma escala incomparável à sua imagem. Eles podem aumentar rapidamente sua visibilidade nas redes sociais e nos mecanismos de pesquisa em particular.

Finalmente, o digital traz muita flexibilidade e agilidade às empresas. O lançamento de um novo produto na Web, por exemplo, é muito mais rápido do que nas redes de distribuição física e, novamente, com custos controlados. Mas também internamente, o digital é um divisor de águas. Os funcionários da empresa podem trabalhar remotamente, em qualquer lugar, a qualquer hora. As soluções no modo SAAS são um exemplo dessa mudança radical: uma conexão simples é suficiente para colaborar remotamente. 

Quais benefícios você obteve com suas práticas de marketing digital?

Escrito pela equipe do Click Bahia, corrigido.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.