O futuro do marketing de conteúdo e como se adaptar a ele

O marketing de conteúdo pode até parecer simples em um primeiro momento. Mas se adaptar a ele é um dos maiores desafios no mercado de marketing digital hoje em dia. Além da grande concorrência, é necessário chamar a atenção do cliente em meio a tantos estímulos nas redes sociais. Por isso, além de criatividade e estratégia, um bom profissional de marketing precisa estar atualizado sobre o cenário atual da indústria. Afinal, as redes sociais estão sempre com alguma novidade e a mudança é constante no ambiente digital. Mas conseguimos prever para que caminho vai o marketing de conteúdo?

Algumas tendências recentes

Com a facilidade de interação nas redes sociais, uma marca pode conversar diretamente com seus seguidores no ambiente online. Apesar de facilitar o alcance do conteúdo, isso também faz com que o usuário seja mais exigente e com necessidade de respostas imediatas, por exemplo. Além disso, as pessoas rejeitam cada vez mais a propaganda que interrompe o processo de ver o feed pessoal.

Para conseguir uma aceitação maior das pessoas, a empresa precisa saber gerar conteúdo relevante, que não apareça como uma interrupção durante aquele momento de descanso e entretenimento do usuário. E de que formas se pode fazer isso? Separei 4 fortes tendências: algumas mais recentes e outras não, mas todas com grande potencial para crescerem ainda mais; 

1) Conte histórias verdadeiras

Apesar de ainda estarmos rodeados de modelos, celebridades perfeitas, histórias de vida sem erros nem defeitos, a tendência é a de que as histórias de gente como a gente sejam cada vez mais procuradas pelas pessoas. Por isso, o storytelling apresenta resultados muito positivos através das histórias e da exaltação da vida real, mais próxima do cotidiano. Já parou para pensar por que os youtubers andam tão famosos, por exemplo? Entre outras razões, porque essas pessoas falam a nossa língua: trazem uma linguagem mais direta e objetiva, bem-humorada e contam histórias que são de fácil identificação. Procure entender as necessidades do seu público e pense em temas relevantes para essas pessoas.

2) Monte uma jornada multicanais

Se grande parte das pessoas não tem apenas uma rede social, por que sua empresa vai ter? É claro que, com planejamento, se define as plataformas que mais têm a ver com a proposta da sua marca e onde seu público está. Porém, é importante manter uma certa diversidade nos locais onde você vai estar presente. Isso é importante porque cada plataforma tem um objetivo diferente e sua marca precisa estar bem adequada a cada um deles. Lembra do que eu disse sobre parecer o menos propaganda possível? 😉

3) Influenciadores? Sim, cada vez mais

O marketing de influência também é extremamente importante em uma estratégia de conteúdo. Como eu mencionei acima, as pessoas se identificam com muita facilidade com conteúdos criados por blogueiros, vlogueiros e outros influenciadores, porque essas pessoas contam uma história que as pessoas querem ouvir. Quanto mais seguidores uma pessoa tem, mais poder de influência ela tem sobre o comportamento de um perfil de consumidor. Uma das formas de gerar conteúdo sem que o usuário se sinta invadido é através dos influencers, atrelando sua marca a uma pessoa que já tem a audiência do público que você quer atingir. 

4) Invista em vídeos

Uma pesquisa feita pela HubSpot aponta que 90% dos consumidores afirmaram que algum vídeo os ajudou a tomar uma decisão de compra. Até o final desse ano, a estimativa é de que os video ads sejam responsáveis por mais de 80% do tráfego total da internet. Não é de se surpreender, considerando a popularidade de Youtube, IGTV, Stories e transmissões ao vivo. Pense em como usar os vídeos para chamar a atenção do seu público de forma criativa. 

Agora que você leu um pouco mais sobre algumas das tendências para o marketing de conteúdo, termino este artigo com uma dica final, mas igualmente importante: uma das principais formas para ganhar atenção e alcance é com conteúdos relevantes para o seu público. Quanto mais conteúdo de qualidade sua marca entregar para seus seguidores, maiores as chances dessa marca ter um valor para eles. 

Escrito por Jessé Rodrigues, em Correio do Povo

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