Marketing Político: o que é e como funciona?

O marketing político ficou mais conhecido ao longo do tempo. Afinal de contas, quando se trata de política, sabemos que apenas um plano de governo ou um plano de ações não é mais suficiente.

É preciso ser o reconhecido e conseguir mostrar a muitas pessoas sobre suas propostas. Além disso, também é necessário ter um posicionamento sólido sobre as diversas causas do país.

Por essa razão, o marketing político surgiu para auxiliar os candidatos eleitorais e partidários a elaborarem campanhas, conscientizar as pessoas e aproximá-las das causas políticas.

Quer saber mais sobre como é possível elaborar campanhas justas e desenvolver uma carreira sólida e reconhecida no universo da política? Então continue nos acompanhando!

O que é marketing político

De uma forma simples, o marketing político se trata de um conjunto de métodos e estratégias diversificados, com o intuito de aproximar o eleitorado de um político.

Os benefícios de usar o marketing político é que é possível se relacionar com um determinado público e até mesmo ganhar novos eleitores.

A mesma coisa acontece dentro de uma empresa, por exemplo. Imagine que você atua com alpinismo industrial e está em busca de ser mais reconhecido, mostrando os detalhes do seu produto e enfatizando seus benefícios.

Para um político, os eleitores e apoiantes são tão fundamentais quanto clientes. Por essa razão, o marketing político é utilizado para que os governamentais tenham resultados positivos em suas campanhas e alcancem seus objetivos.

No entanto, é importante ressaltarmos que o objetivo do marketing político não é promover campanhas injustas, que denigrem os outros candidatos ou que falsifiquem informações. Mas sim, é educar o público de maneira justa e fazê-los conhecer mais sobre o político.

Até porque esses tipos de campanhas podem em futuros problemas com a legislação. Por isso, utilize o marketing político de forma justa e honesta!

Quais as vantagens do marketing político?

Agora que você já sabe sobre o marketing político, veja abaixo quais as principais vantagens que essas estratégias proporcionam:

Aumento da credibilidade

A primeira vantagem é o aumento da credibilidade. Na política, a credibilidade está diretamente ligada à transparência e na confiabilidade que um governamental possui.

Especialmente no momento de eleição, a credibilidade é o fator mais competido entre os candidatos. No entanto, são poucos os que realmente conseguem transmitir uma mensagem confiável e honesta.

Por essa razão, o marketing político, se aplicado da maneira correta, é capaz de alavancar fortemente a imagem de um político e fazer com que todas as propostas boas sejam mais visíveis.

Baixo custo em comparação com as campanhas tradicionais

Outra vantagem indiscutível sobre o marketing político é que, normalmente, ele é utilizado é promovido em plataformas gratuitas, ou possui um custo muito abaixo do que as campanhas tradicionais.

Não somente o marketing político, mas todos os tipos de marketing possuem um custo muito acessível e flexível para pessoas e empresas.

Uma indústria que produz oxigênio medicinal, que é um produto caro, pode apostar em marketing e ainda conseguir se tornar mais visível diante do público, do que outras estratégias, por exemplo.

Assim, tanto uma empresa como um político podem conseguir direcionar seus investimentos para outras necessidades!

Diminuição das falhas na comunicação

Em todos os momentos da política, a comunicação é o fator-chave que irá decidir se o político vai transmitir uma imagem boa ou ruim.

No entanto, uma boa comunicação também é o mais difícil de manter. Muitas pessoas e empresas também acabam fazendo fake news e isso resulta, consequentemente, em uma imagem negativa do político.

É por isso que o marketing político pode ser extremamente importante, principalmente nos momentos eleitorais.

Ele permite que as falhas de comunicação e fake news diminua de maneira de considerável, as informações mais importantes chegue até os ouvidos dos votadores.

Quais as estratégias mais utilizadas no marketing político?

Veja agora como você pode utilizar o marketing político para se destacar diante da concorrência e obter sucesso:

Aposte no conteúdo

O conteúdo é a razão pelo qual muitas pessoas e empresas continuam atuando de forma ativa em suas atividades!

A criação de um conteúdo altamente rico e relevante pode auxiliar você a ter mais reconhecimento por parte do público.

Essa estratégia foi adotada especialmente pelas empresas. Imagine uma empresa que faz manutenção de aquecedor a gás, por exemplo.

Para que as pessoas possam contratar esse serviço, é necessário que elas saibam exatamente sobre o que se trata, qual o valor, se a manutenção é benéfica, se a empresa é confiável, entre outros.

Já para o marketing político, a criação de conteúdo pode ajudar o leitor a entender sobre as propostas do candidato e torná-lo mais reconhecido, além de passar credibilidade.

Uma boa dica de conteúdo é fazer um plano de ação realista, para que os leitores possam se identificar com os objetivos do político.

Desenvolva uma marca política

No mundo corporativo, a marca é uma representação da organização, de forma que o público possa reconhecê-la de maneira imediata.

Na política, a mesma coisa pode ser feita! Isso mesmo, você pode utilizar estratégias para desenvolver uma marca para suas campanhas, ou até mesmo para promover sua própria imagem.

A intenção é fazer com que as pessoas saibam exatamente quem você é da maneira mais fácil possível.

Seja presente nas redes sociais

As redes sociais são ambientes cheios de oportunidades para todas as pessoas. Normalmente, elas são utilizadas para compartilhar informação, se comunicar e interagir entre si.

Porém, para as empresas, as redes sociais são plataformas perfeitas para que os políticos possam chegar até os usuários de uma maneira mais informal.

Além disso, você também pode criar campanhas segmentadas nas redes sociais. Tudo dependerá do seu objetivo e de como você gostaria de ser posicionado e reconhecido!

Agora que você já sabe sobre o marketing político, o que acha de aplicá-lo em sua empresa?

Escrito por Rafaela Ricardo e reproduzido por Karla Souza, em Planeta Folha

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