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DEU MATCH: SEBRAE LANÇA “TINDER DO EMPREENDEDOR”

A lógica já é conhecida dos aplicativos de relacionamento: conectar pessoas que tenham interesses em comum para que elas se conheçam, troquem ideias e, quem sabe, até engatem uma relação por muito tempo. É isso o que o novo recurso do “Meu SEBRAE” disponibiliza, a partir de agora, mas com uma diferença: as pessoas aqui são micro e pequenas empresas interessadas em uma relação comercial. Gratuito, o aplicativo está disponível para Android ou IOS.

Quanto mais caprichado, mais chances de match, ou seja, de combinar os interesses de compra, venda ou parceria entre empreendedores. “A parte mais importante dessa fase é inserir o que você procura e o que você oferece. O aplicativo trabalha com TAGs, que são palavras-chave que identificam as afinidades. É assim que o algoritmo vai sugerir as combinações”, explica o consultor do Sebrae/PR, Luciano Renan.

Por exemplo, para uma empresa que trabalha com doces, o usuário pode preencher que tem interesse em “embalagens”, “marketing” ou “chocolate” e, então, colocar o que oferece: “chocolates”, “doces finos”, “doces para festa”. O consultor esclarece que, nesse primeiro momento, o “Achei!” não restringirá a visualização dos usuários por cidades. Porém, assim que houver uma base de informações estabelecida e um volume razoável de empresas cadastradas no app, a localização poderá servir como um critério para definição de afinidade.

E uma boa notícia: se o usuário der um “dislike” – não gostei, sem querer ou se arrepender, nada de pânico, dá para voltar atrás. A ferramenta guarda um histórico de todos os perfis que foram vistos. “A nossa ideia é permitir que as empresas consigam consultar todas as opções que já foram sugeridas pelo app. Num primeiro momento, determinada empresa não parecia interessante, mas pode vir a ser em outra situação, por isso deixamos o registro salvo, como uma oportunidade futura”, orienta o consultor.

A ideia é que a experiência do usuário seja ampliada. “Hoje, as pessoas conseguem consumir conteúdo em outros lugares. Então, precisávamos de outras funcionalidades para manter o aplicativo relevante e torná-lo um instrumento útil para a rotina dos empreendedores, aproveitando o fato da solução ser para celular. A nova versão, além de passar por melhorias em usabilidade, terá mais recursos e interatividade, além de facilitar o contato com o Sebrae para tirar dúvidas e receber atendimento. E o ‘Achei!’ foi uma das maneiras de torná-lo mais lúdico”, avalia Renan.

O consultor acrescenta que todo o conceito visual e textual da nova solução foi pensado para que a utilização seja 100% profissional, sem dar margem para uso como app de paquera. “Tanto que existe uma política de uso. Se houver qualquer problema, o usuário pode acionar o Sebrae/PR para que possamos tomar medidas a respeito”, afirma.

A funcionalidade nasce com um potencial expressivo de interessados: 17 mil pessoas que já utilizam o app Meu SEBRAE. “Lançamos o app em 2018 com uma proposta de entregar valor para os clientes e fazer parte da rotina de quem tem ou quer abrir um negócio. Estamos levando informação de forma leve, simples e com conteúdo relevante. Para aumentar a eficiência, estamos desenvolvendo novas soluções para aproximar empreendedores e possibilitar negócios reais”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Mais novidades

Além do “Achei!”, o aplicativo “Meu SEBRAE” ganhou uma utilidade específica para ampliar a imersão dos empreendedores em eventos presenciais específicos do Sebrae/PR. Nela, é possível manter interações em tempo real, além de promover a experiência dos participantes de forma digital: com um cartão de visita virtual, por exemplo. O aplicativo tem um leitor de QR Code, que permite ler o código de outro usuário, reconhecê-lo e assim possibilitar o networking.

Tudo fica registrado dentro da função “Eventos”, inclusive com um histórico de tudo o que aconteceu durante o evento presencial, onde é possível identificar e resgatar contatos, anotações etc. Acesse o site para conhecer mais.

Escrito pela Agência SEBRAE de noticias na Revista PEGN

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