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Como a transformação digital impacta o faturamento das empresas

A revolução digital não é mais uma promessa e sim uma realidade no dia a dia, tanto de empresas como de pessoas. O tempo para decidir as questões, está cada vez mais curto, e ferramentas que utilizam inteligência artificial, automação e procedimentos estão assumindo um papel cada vez maior dentro e fora das organizações.

Que o mundo dos negócios se tornou em grande parte uma realidade virtual, ninguém tem mais dúvida. A forma de se fazer negócios se tornou com enorme rapidez, pelo menos em uma enorme parte, algo realmente virtual.

Na busca por aprofundar o relacionamento com os consumidores, as empresas passaram da simples segmentação para estratégias de conteúdo dinâmico, alimentadas pelo aprendizado em máquina. A ideia é adaptar a comunicação e oferecer ofertas personalizadas.

De acordo com pesquisa da Salesforce, feita com mais de oito mil líderes de vendas e sete mil clientes, os times devem passar de operadores de vendas para profissionais que constroem relacionamento com os clientes e possuem um papel consultivo. Isso quer dizer conhecer as preferências e fornecer um atendimento personalizado e proativo.  O levantamento aponta que 55% dos consumidores e 75% dos líderes de vendas esperam receber ofertas personalizadas. Até 2020, 51% dos clientes desejam que as empresas antecipem suas necessidade e façam sugestões relevantes. Como base nesse cenário, ganha força a Inteligência Artificial (IA), que torna possível rearquitetar os modelos comerciais desde o início – auxiliando na captação e aproximação com os clientes, além da criação de experiências personalizadas e em tempo real. O levantamento aponta que 37% das equipes comerciais já estão usando IA, e 22% avaliando as soluções. E os resultados são positivos: 80% dos times que usam a tecnologia afirmam ganho de produtividade no trabalho e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção de clientes.

Segundo Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (www.comtele.com.br), a transformação digital para uma empresa traz quatro importantes benefícios: “1. Prever as vendas; 2. Classificar e personalizar o serviço de atendimento ao cliente; 3. Automatizar a base de leads de vendas e marketing; 4. Identificar e antecipar as oportunidades de vendas” e uma das ferramentas que mais tem sido utilizadas para chegar nestes objetivos, é com certeza, o envio de sms, que se comunica com cliente de forma extremamente rápida e eficaz”.

Quem pensa que a transformação digital é simplesmente uma mudança estrutural, está enganado, pois ela é também uma mudança de mentalidade, pois interfere na maneira que a empresa encara todas as suas ações.

Não é necessário reinventar a roda. O mais importante é aproveitar recursos já existentes e, simultaneamente, trazer as inovações que são mais importantes para a organização, integrando-as com o trabalho que já vem sendo feito.

As empresas que querem usufruir dos benefícios que esta revolução traz, devem começar por estabelecer um planejamento claro e realista para que a mudança comece o quanto antes. Investir em novas habilidades digitais  para equipe para é sempre uma escolha de sucesso, duas alternativas são o marketing de conteúdo e inbound marketing. 

A transformação digital traz para as empresas vantagem competitiva e uma série de benefícios. Sendo assim, quando uma empresa estiver pronta para aproveitar tudo o que o ambiente digital oferece, inúmeras oportunidades se abrirão. Essencial estar atento para aproveitá-las.

Fonte: Terra

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