estrategias-marketing-conteudo

50 DICAS DE MARKETING DIGITAL

As dicas de Marketing Digital

1- Em 1960, Bill Bernbach já dizia que O boca a boca é a melhor mídia de todas. Por isso, lembre-se que toda ação ou conteúdo produzido tem o objetivo de fazer as pessoas espalharem sua mensagem.

2- Você precisa saber em qual plataforma seu público está. Instagram é bom para muitos segmentos, mas o TripAdvisor é importante para hotéis, albergues e restaurantes, por exemplo.

3- Detectar qual é a dor do seu cliente é fundamental, pois sua estratégia em search, e-mail marketing, post em blog corporativo ou mídias sociais será voltada, no final das contas, em resolver o problema do seu público.

4- Fazer pesquisa é fundamental para entender o seu consumidor, confirmar ou não hipóteses para diminuir o “achismo”. Além disso, você constrói sua base para lista de e-mail com potenciais clientes. Aproveite e responda esta rápida pesquisa sobre cursos online.

5- Desenvolver Marketing de Conteúdo para uma marca ou profissional é criar autoridade para ela dentro do mercado, tornando-se referência. Portanto, educar e ganhar clientes através das indicações de quem consome esse conteúdo traz grande contribuição para este benefício. A Resultados Digitais é craque nisso.

6-Plataformas para desenvolver Marketing de Conteúdo:Blog
Webinar (ótimo pra capturar e-mails de potenciais clientes)
Lista de transmissão no WhatsApp
Mídias sociais

7- Blogs e sites que não queiram perder posição no Google precisam ativar o SSL (o cadeado verde no navegador). Para isso, você realiza seu pedido ao servidor de hospedagem.

8- Use Gatilhos Mentais nos seus textos
– Autoridade (especialista há vários anos)
– Prova social (ex: depoimentos de clientes)
– Antecipação (ex: teaser de filmes)
– Escassez (vagas limitadas, oferta válida só por hoje)

9- Use vídeos curtos para enviar aos seus clientes que fazem parte do WhatsApp, mas não mande assim que fizer. Afinal, eles são gravados em alta resolução. Para diminuir, use o aplicativo Format Factory. Vai facilitar o carregamento e possível compartilhamento das pessoas.

10- Caso seu produto seja algo que dê pra ser comercializado em quantidade, como quentinhas para almoço, crie grupo no WhatsApp para agilizar os pedidos. Se for com estoque mais limitado, como uma loja de vestidos, prefira a lista de transmissão.

Dicas de Marketing Digital para WhatsApp e Google

11- No WhatsApp, agora dá para configurar grupo onde só o administrador manda as mensagens. Pode ser uma boa alternativa para não precisar pedir autorização para colocar a pessoa em lista de transmissão.

Por isso, use o bit.ly para criar um link amigável na divulgação.

12- Ao contrário do “achismo” de muita gente, o Status do WhatsApp é muito usado. Duas pessoas se mostraram interessadas pelo meu curso quando coloquei o card por lá. Portanto, comece a criar sua presença por lá.

13- Google Meu Negócio é algo fácil e gratuito, mas que é muito valioso para o posicionamento de busca das empresas, mas muitos empresários e empreendedores não sabem disso.

14- O autocompletar na pesquisa do Google e o Google Trends são ótimas ferramentas de inspiração de conteúdo.

Pesquisa como cobrar mais caro

15- O plugin Yoast do WordPress é o seu melhor amigo para o post do blog ter chances de ficar bem posicionado no Google. Ele traz um check list de tudo que você precisa para melhorar o desempenho do texto.

16- Organize um calendário de posts para o blog e veja quais são as datas e eventos mais importantes para o seu nicho de mercado. E publique com cerca de uma semana antes do evento. Isso vale para vídeos no YouTube, até mesmo com prazo menor.

17- Mesmo que você já tenha site, integre um blog nele. Desta forma, ele fica com atualização constante e o Google gosta de sites com conteúdo “fresco”.

18- Três fatores para seu site se dar bem nas buscas Google:
– Autoridade
– Experiência
– Confiança
A Inteligência Artificial da busca é capaz de detectar se seu conteúdo reúne esses fatores. Afinal, ela quer indicar o melhor para o usuário.

Dicas de Marketing Digital para conteúdo e Instagram

19- Se você perguntar aos amigos o que você faz, eles responderiam com certeza? Se você acha que não, talvez o seu posicionamento não esteja claro por não ter uma linha editorial bem definida.

20- Pra definir uma linha editorial é importante que o perfil da sua marca nas mídias sociais ou do blog nunca saia dela. Ou seja, se eu publicar aqui algo fora da área de publicidade, marketing digital e mídias sociais, certamente o Google vai “rebaixar”esse conteúdo na busca.

21- No perfil do Instagram da marca também é necessário seguir uma linha editorial. Afinal, seria estranho ver a Mc Donalds falar sobre pneus, não é? Desta forma, seu posicionamento e diferencial ficarão mais evidentes.

22- Em qualquer plataforma, sempre use a proporção 80% conteúdo relevante e 20% oferta. O objetivo principal nas mídias sociais é criar relacionamento. Seja útil para seu público. Confiança gera vendas. Afinal, ninguém compra de que não conhece.

23- Use a bio do Instagram para colocar as informações essenciais da sua marca e coloque o link do seu site ou até mesmo pesquisa para conhecer seu público e construir sua base de e-mails.

24- A área de destaque do Instagram é muito boa para apresentar os serviços, portfólio da marca. A pessoa tem consciência de que está interagindo com um perfil comercial. Por isso, seu conteúdo precisa informar e educar o público para ele espalhar sua mensagem.

25- Um exemplo muito bom de entrega de conteúdo é o Instagram da Apple. Quase nunca você verá iPhones sendo protagonistas na foto. A qualidade das câmeras já vende a qualidade espontaneamente.

Instagram da Apple

26- Stories ainda possuem ótimo alcance. Aproveite para mostrar os bastidores do seu negócio. Quanto mais descontraído, melhor. Desta forma, você se conecta com mais facilidade com seu público.

Dicas de Marketing Digital para persona e conteúdo

27- O tipo de linguagem que você usará nas suas publicações precisa estar alinhada com a sua persona, que é um personagem semi ficcional que representará as características da sua marca.
A persona da Mercedes, por exemplo, é homem de meia idade que gosta de golfe e bebe uísque.

28- Nunca faça conteúdo com memes que estão em alta ou algo que tá fazendo sucesso se ela não tem a ver com a persona da sua marca. A Mercedes cometeu esse erro no passado quando usou o Lek Lek Lek e gerou crise sem necessidade com seu público Classe A.

29- Em 95% das nossas decisões foram emocionais. Lembre das marcas que você mais gosta e tente lembrar o motivo de você amá-la.

30- Quem atua no marketing digital ou produz conteúdo, ainda tem um mercado gigante pra ser explorado. Apesar do Brasil ter mais de um smartphone por habitante, cerca de metade da população ainda não possui acesso à internet.

Por isso é tão importante manter produção constante.

31- Por ter um potencial de mercado ainda grande, é fundamental ter sua “casa própria”: blog e lista de e-mail. Muita gente achava que o Orkut nunca iria acabar.

32- Todos nós temos capacidade de influenciar um grupo de pessoas com nossas indicações. Por isso, entregue conteúdo de qualidade que informe ou ensine para as pessoas se transformarem um meio pra sua mensagem ao indicar seus posts para os amigos.

33- Publique com frequência. Afinal, não é à toa que o ditado Quem não é visto não é lembrado continua atual.

34- A frequência no Instagram pode variar. Um post publicado pode ter uma sobrevida na timeline por alguns dias. É provável que publicar pelo menos três vezes por semana seja o ideal.

Dicas de Marketing Digital para marketing pessoal

35- Não tenha medo de compartilhar “segredos”da sua área através das suas plataformas. Sua experiência é algo único que as pessoas terão acesso a um curso, palestra paga.

36- Todos nós gostamos de ouvir e conhecer boas histórias. Portanto, se tiver uma experiência que traga uma dica valiosa e que tenha a ver com a linha editorial da marca, publique.

37- Sua imagem digital diz muito sobre você. Às vezes, é a única coisa que alguém tem para formar uma opinião da sua pessoa. Se você participa de um grupo de profissionais da área no WhatsApp ou Facebook, não fique só de zoeira. Desta forma, você compromete sua credibilidade para quem não te conhece pessoalmente.

38- Para quem quer entender o comportamento do consumidor, pesquise por Micro Momentos, que são 4:
– Eu quero saber
– Eu quero ir
– Eu quero fazer
– Eu quero comprar

39- Publicidade contextual sempre é bem vinda, ainda mais depois de tanto conteúdo informativo e educativo.

40- Existe a técnica de funil de vendas para você conquistar pessoas que comprem de você. As etapas são:
– Atenção
– Interesse
– Desejo
– Ação
E as fases para usando Marketing de Conteúdo

Funil Marketing de Conteúdo

41- Trocar ideias com outros profissionais é importante para aprender e conhecer outros pontos de vista sobre os assuntos.

Dicas de Marketing Digital para empresas

42- Se você tem um diferencial em relação à concorrência, tenha certeza absoluta de que poderá cumpri-la. Seth Godin, um profissional que vale muito conhecer, fala sobre isso.

Declaração Seth Godin

43- Definir a Missão, Visão e Valores da sua marca é muito importante.

Missão: para que seu produto existe?
Visão: onde sua marca deseja chegar no futuro?
Valores: quais valores guiarão as ações e comportamentos da empresa?

44- Use o FOFA: levante quais são as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças relacionadas à sua marca. Os Fs você pode controlar por serem características internas, mas os outros dois não, por acontecerem em ambiente externo, mas dá para prevenir e diminuir o impacto negativo.

45- Pratique o Benchmark, que é o monitoramento do que a concorrência está fazendo para você ter condições de estabelecer o seu diferencial. Por isso, você pode ter certeza que um dos seus concorrentes também estão de olho no que você faz.

46- Emojis ajudam muito na comunicação, além de chamar atenção. Portanto, use na bio do Instagram, pois lá tem restrição de caracteres e nos títulos do seu e-mail marketing.

47- Compartilhar conteúdo que você acredita que seja relevante para seus seguidores aumenta sua credibilidade. Por isso, compartilhe conteúdo relevante e de qualidade sempre que achar necessário.

48- Search do Twitter pode ser uma forma de conquistar audiência para sua plataforma.

49- Sempre que possível, anuncie no Facebook ou Instagram usando sua lista de email marketing e aplique o público semelhante (acesse o Gerenciador de Anúncios e clique em Públicos para enviar sua lista). Assim, sua chance de alcançar mais pessoas interessadas no que anuncia aumenta.

50- Se puder, comece a produzir conteúdo em vídeo. As pessoas estão consumindo cada vez mais vídeos. Algo em torno de um minuto demonstrando o produto ou serviço de nicho. Quanto mais “nichado”, melhor para a busca no YouTube.

Dica bônus

Transformar o perfil comercial do Instagram é essencial para o seu negócio. Lá será possível medir desempenho, colocar botão para a pessoa ligar direto para sua loja e o endereço conectar diretamente no Uber do usuário.

Escrito por Caio Costa em seu blog BlogCitário (16/01/19)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.