Seus contatos interagem em seus e-mails?

No relacionamento com seus contatos por e-mail, a chegada na caixa de entrada é apenas o começo.
Postman rivalery - Mail delivery
Não adianta se preocupar apenas em entregar suas mensagens na caixa de entrada, mas o que o destinatário faz com o seu e-mail depois disso. Aproximar-se e tornar-se relevante para o cliente virou questão primordial e devem ser o ponto principal da sua estratégia de e-mail marketing.
Os provedores observam o comportamento dos leitores antes mesmo da abertura, se estão deletando a mensagem, enviando para a lixeira, classificando como spam ou deixando na caixa de entrada por muito tempo sem ler.
Atualmente esses fatores são indicadores que determinam se sua próxima mensagem deve ou não ser entregue na caixa de entrada, afetando diretamente seus resultados.
Como descobrir se seus clientes estão engajados
Basear-se somente na entrega e abertura são muito pouco para medir o êxito de uma campanha de e-mail. Analisar atentamente seus relatórios é o melhor caminho para extrair informações e avaliar resultados.
É importante se atentar, além das aberturas, ao número de cliques, pedidos de remoção e queixas de spam, que são as métricas mais ligadas ao engajamento. Elas mostram o comportamento dos leitores, ou seja, o que eles estão fazendo depois que recebem seus e-mails.
Dicas para melhorar seu engajamento
1. Limpe sua lista
Além dos contatos inativos ou inválidos, não mantenha em sua lista contatos que não interagirem com você há mais de 6 meses, por exemplo. Removê-los pode ser mais favorável do que mantê-los.
2. Envie somente para quem tem interesse
Utilize os relatórios para saber quem são os contatos que estão abrindo e clicando em suas mensagens. Direcione seus esforços para quem interage em seus comunicados e diminua a frequência de envio para os demais contatos.
3. Trabalhe o assunto da mensagem
O assunto, depois da sua reputação, será o principal motivo para o destinatário ler seu e-mail. É possível ser criativo, mas tenha em mente que é necessário que o seu cliente entenda o assunto principal da mensagem e identifique sua empresa como remetente.
4. Segmente suas ações
Identifique o interesse de seus clientes, analisando o comportamento através dos relatórios de mensuração e determine grupos específicos, baseado nesses interesses.
5. Conteúdo
O engajamento está relacionado ao conteúdo relevante. É isso que vai fazer os leitores clicarem na ação, encaminharem ou removerem do lixo eletrônico. Invista no visual, respeite as regras do HTML e principalmente, crie um conteúdo adequado ao que foi solicitado pelo cliente.
Pensando nisso, os profissionais de marketing devem considerar o engajamento como um fator primordial para melhorar os resultados de suas ações de e-mail marketing.
Fonte: Lucio Boracchini, Endeavor

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