Serviço na web oferece reforma e revenda de celulares usados
O Brasil fechou o ano de 2014 com pouco mais de 280 milhões de celulares, segundo dados da consultoria Teleco. O grande mercado traz um problema: muitos aparelhos são descartados de forma indevida ou abandonados em alguma gaveta de casa.
Pensando na possibilidade de reaproveitamento de eletrônicos, o site Recomércio desenvolveu um sistema onde as pessoas podem vender seus aparelhos ou comprar um usado.
Criado pelo francês Amaury Bertaud, o Recomércio oferece dois serviços: o Redial, que realiza a compra de aparelhos usados, e o Refone, que faz o concerto dos aparelhos e depois revendem. Quem quiser vender seu celular no Redial pode conseguir ganhar até R$1600 dependendo das condições do aparelho. O antigo dono do celular pode optar por não receber o dinheiro e doar para uma das ONG’s que o Recomércio apoia.
Amaury criou o site ao perceber que no Brasil só existe pequena quantidade de negócios online de compra e venda: “Em países da Europa e nos Estados Unidos, o comércio de usados é muito bem estruturado. Ainda há no Brasil um mercado muito grande para expandir no setor. Principalmente se aliado a questões ecológicas, como o reaproveitamento de eletrônicos”.
O Recomércio é parceiro da Coopermiti, uma cooperativa que realiza a triagem de lixo eletrônico. Eles são responsáveis pela avaliação e recuperação dos aparelhos. Segundo Amaury, a meta da empresa, além da expansão em território nacional, é alcançar um índice de recuperação de 90% dos aparelhos celulares recebidos.
A avaliação de cada aparelho recebido demora em média 30 minutos e o tempo de concerto varia: “Trocar a bateria é um processo mais rápido, mas já a troca de uma tela quebrada é gasto um tempo maior”, afirma Bertaud.
A estimativa é de que seja feito o recondicionamento de 15 mil aparelhos até o final de 2015.
Fonte: Revista PEGN
É muito louvável a iniciativa do Sr Amaury. Gostaria de estar recebendo novidades se possível) do site dele no me email. Parabéns! Abigail
Olá, Abigail!
Você pode obter mais informações acessando o site deles: http://www.recomercio.com.br/
Abç!