Motivação na vida pessoal e profissional

O equilíbrio “quase perfeito” entre a vida pessoal e a vida profissional deve levar em consideração todas as nossas necessidades. Pessoas que conhecem claramente quais são as suas necessidades e conseguem atingi-las ou mantê-las saciadas, sentem-se mais motivadas.

A motivação é algo seu. Nasce no seu interior e se mantém em você. Portanto, a grande preocupação não reside em adotar estratégias que motivem as pessoas, mas principalmente criar um ambiente de vida profissional no qual as pessoas mantenham o tônus motivacional que tinham em seu primeiro dia de trabalho.

Motivação pressupõe um conjunto de motivos que levam os indivíduos a fazerem suas escolhas e opções na vida. Cada um deve descobrir seus motivos para viver, e seus motivos para cada opção feita ao longo do caminho.

Na vida pessoal as pessoas precisam encontrar seus motivos para querer viver bem e serem felizes. Na vida profissional não é muito diferente. As pessoas devem encontrar seus motivos para dedicarem-se ao que desempenham a fim de que seus resultados sejam alcançados.

Aqui é importante fazermos uma observação: para encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, uma das formas é conhecer a si mesmo, ou seja, encontrar dentro de si os motivos para continuar vivendo e para construir seu futuro. Qual seus motivos para viver, manter-se vivo e apreciar a vida? A própria vida e sua essência já é um motivo?

Muitos fatores como tudo o que você deseja ser, conhecer, fazer e ter, podem contribuir com a motivação. São fatores ou desejos que podem nos motivar a seguir um caminho.

Uma sugestão a esta ordem dos fatores ou desejos, é que não há nada que você não possa ter, e nem há nada de errado nisto, mas seja, conheça e faça algo antes. As conquistas serão muito mais valiosas.

E para finalizar este tópico, deixo uma frase para reflexão:

“Quando o trabalho é significativo, as pessoas estão sempre motivadas”.

Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!

Escrito por Sergio Giavoni em Eu sem fronteiras

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.