febracis-122523746

Como motivar uma equipe esgotada e sem forças?

Saber como motivar uma equipe que dá sinais de esgotamento é essencial para aquelas empresas que valorizam o capital humano da organização.

Valorizar os funcionários não serve tão somente para gerar um bom clima organizacional: é uma questão de sobrevivência no mercado.

Mas o que será que leva um time a esse estado? Muitas vezes, o esgotamento da equipe é resultado de uma má gestão. Os comportamentos e escolhas do líder influenciam sobremaneira a performance dos colaboradores.

O bom líder pode aplicar diversas ações para melhorar a motivação dos colaboradores. Hoje, nós daremos 5 dicas sobre como motivar uma equipe desgastada.

Como motivar uma equipe esgotada e ser forças?

Há diversas formas de motivar os colaboradores. Confira essas 5 dicas concretas e efetivas que farão toda a diferença na sua equipe!

Dica #1: Proponha um desafio

Desafiar a sua equipe pode instigar os colaboradores ao movimento. É especialmente interessante propor desafios de curto prazo, para que a conquista de um objetivo motive o funcionário a buscar mais e novos obstáculos.

Há muitas pessoas que são movidas por desafios. Planeje objetivos factíveis e que levam à conquista de um objetivo maior da própria organização, para que esse desafio faça sentido para o negócio também.

Dica #2: Reconheça o bom trabalho

A palavra-chave que está diretamente ligada a motivação é reconhecimento. Esse reconhecimento pode ser feito de diversas formas, como uma gratificação por cada meta atingida.

Outra forma de estimular o time é incitar uma competitividade saudável entre os colaboradores. O “ganhador” dessa competição pode receber um prêmio/recompensa que refletirá, indiretamente, na sua produtividade e motivação para o trabalho.

Veja algumas dicas de reconhecimento através de recompensas:

  • Livro de desenvolvimento profissional;
  • Curso ou treinamento;
  • Dia de folga;
  • Jantar em um restaurante da cidade.

Conheça sua equipe e descubra o que os incentivará! Muitas vezes não é necessário prêmio algum. Tudo o que eles podem querer é que o líder os reconheça. Por esse motivo, não esqueça de elogiar bons resultados.

Dica #3: Tenha uma comunicação transparente

Muitas equipes acabam desmotivadas porque não sentem que realmente fazem parte da empresa, ou não veem sentido no seu trabalho. É muito importante que seja trabalhada uma comunicação clara e transparente com os colaboradores, especialmente de forma que entendam como eles podem contribuir para que a empresa alcance seu objetivo.

Além disso, é essencial que os funcionários tenham clareza das suas opções de crescimento dentro da organização. Pessoas que não veem perspectivas de crescimento tendem a se desmotivarem rapidamente no seu trabalho, e acabam buscando oportunidades de emprego em outras empresas.

Dessa forma, mostre-se aberto a conversar com os colaboradores sobre os resultados da empresa, as metas e objetivos macro da mesma, as possibilidades de crescimento e as formas como o funcionário pode evoluir profissionalmente.

Reter talentos é um grande desafio, e o líder é o principal responsável por essa tarefa!

Dica #4: Conheça os colaboradores

Um bom líder preocupa-se em conhecer os colaboradores. Saber o que move e o que importa a cada funcionário é essencial para que sejam planejadas ações eficazes de motivação de equipe. O que pode ser atrativo para uma pessoa, pode não ser para a outra.

Com base nisso você poderá identificar se é possível formular uma gratificação para toda equipe ou se é mais interessante designar desafios individuais. Você deverá moldar suas ações de acordo com o perfil de cada membro da equipe e do time como um todo.

Dica #5: Dê feedbacks construtivos

Os feedbacks são muito importantes para que o profissional saiba se está no rumo certo, para que sejam apontados os bons resultados e o que precisa ser aprimorado. O mais importante de tudo é que esse feedback seja periódico e construtivo. Isso quer dizer que todos os pontos negativos que forem destacados, devem vir acompanhados de uma dica de melhoria.

O líder deve guiar o funcionário para que ele se desenvolva e, assim, seja mais produtivo. Portanto, é ele que deverá mostrar o melhor caminho a ser seguido na empresa para o sucesso profissional do colaborador!

Fonte: Febracis

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.