Empreendedora abre editora e vende mais de 1 milhão de livros
Há 20 anos, quando a internet ainda era algo desconhecido no Brasil, o estado do Espírito Santo capacitou 15 professores da rede estadual de ensino para lecionar informática aos alunos. A pedagoga Lisalba Camargo, de 47 anos, foi uma das escolhidas. O mundo tecnológico que surgia encantou tanto a capixaba que, em 1996, Lisalba montou a Microkids, empresa de tecnologia educacional que produz material didático voltado à capacitação de crianças e jovens. Hoje, a editora cresce 15% ao ano e contabiliza mais de 1 milhão de livros vendidos.
Segundo Lisalba, a Microkids surgiu como uma empresa de terceirização, que apresentava a internet aos alunos de escolas particulares do Espírito Santo e os ensinava a usá-la. “Com dinheiro das minhas economias, comprei 20 computadores. Fiz um acordo com sete escolas da região da Grande Vitória e levava as minhas máquinas para as aulas, que eu mesma lecionava. Explicava os programas básicos às crianças e, no fim da aula, desmontava a ‘sala de informática’ e ia para outra escola. Foram dois anos e meio vivendo desse serviço”, afirma Lisalba.
No entanto, a empreendedora e seus irmãos Emerson, Roselita, Kellen, e Ellen, que foram trabalhar com ela, sabiam que, em pouco tempo, a internet iria se popularizar no país e as escolas teriam capital para comprar suas próprias máquinas. Em 1999, a família teve a ideia de transformar a Microkids em uma editora que produz material didático voltado à tecnologia educacional.
De maneira bem caseira, Lisalba e os irmãos escreveram a primeira coleção, diagramaram, imprimiram protótipos e os apresentaram às escolas. O material criativo e de fácil compreensão chamou a atenção dos educadores do Espírito Santo. Os irmãos fecharam algumas vendas e levaram a primeira leva de livros para a gráfica. “A impressão de 9 mil livros custou R$ 30 mil. Não tínhamos esse dinheiro. Parcelei em vários meses e acreditei que outras escolas também fariam o pedido”, diz a pedagoga.
O material foi bem recebido nas escolas e em 2000 a família apresentou a Coleção Microkids, com 13 exemplares, na Bienal do Livro de São Paulo. Um ano depois, a empresa montou uma rede de distribuidores e passou a disseminar os livros para todo o Brasil. “Hoje, temos parceiros na distribuição em todos os estados. Nós vendemos a eles por um preço e eles revendem por outro que, geralmente, varia entre 40% e 50% a mais. A ilustração, diagramação e impressão dos livros continuam no Espírito Santo, na sede da Microkids”, afirma.
Segundo Lisalba, mais de 800 mil livros já foram vendidos às escolas da rede privada e cerca de 300 mil às escolas públicas do Brasil. “As vendas para colégios particulares têm um crescimento anual entre 15% e 20%. Até hoje, mais de 2 mil escolas privadas já comparam nosso material”.
Atualmente, a empresa possui duas coleções: a Microkids, um curso básico de informática que começa na educação infantil e vai até o ensino médio, e a coleção ETC, que traz conteúdo multidisciplinar e inovador, como a produção de aplicativos, voltado aos jovens. Cada exemplar custa, em média, R$ 70.
Fonte: Revista PEGN