Em 2019, fuja dos 3 inimigos da motivação em vendas.

Quem está na profissão de vendas sabe como a motivação é um dos fatores mais importantes para se conseguir bons resultados. Os melhores vendedores têm uma capacidade incrível de se automotivarem e mesmo quando os dias não correm bem, encaram o dia seguinte como um novo dia, cheio de oportunidades de venda e felicidade.

3 fatores que impedem os vendedores de estar motivados para vender, e hoje vou explicar quais são, para que os possa derrotar.

1 – MEDO

2 – DESFOCO

3 – NÃO SABER COMO

1 – O MEDO é talvez o inimigo mais complexo de derrotar, é um sentimento difícil de lidar e que de forma muitas vezes inconsciente nos impede de agir. Aqui estou a falar do Medo de ouvir um não do cliente, de ser rejeitado, ou até de ouvir uma pequena objeção. O Medo de fazer prospecção, o Medo de fechar negócios…Parece estranho que o vendedor tenha estes medos certo? Mas é a realidade.

Agora como lidar com estes medos? A primeira forma de lidar com ele é estudar mais. Grande parte das vezes os medos estão associados à falta de confiança de que sabemos o suficiente, de que vamos conseguir responder às dúvidas que o cliente vai colocar. Quando não estamos seguros em relação ao produto/empresa que representamos temos medo que o cliente coloque objeções, ou perguntas que não vamos saber responder, por isso tem de estudar mais, investigar bem o produto que representa e os da concorrência, o conhecimento irá diminuir o medo que sente.

2 – DESFOCO, a falta de foco é outro dos inimigos da motivação em vendas. Nós costumamos dizer que a produtividade motiva. Quando conseguimos fazer todas as propostas, visitas, atendimentos, telefonemas e vendas que programamos sentimo-nos automaticamente mais motivados, concretizados. Por isso é importante que o Vendedor tenha bem presente qual é o seu Foco. Sabemos o quão importante é o vendedor ter a capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo (atender o cliente, confirmar se a entrega correu bem, confirmar cobranças, fazer chamadas internas…) contudo é fundamental ele ter Foco ao longo do dia e não se distrair nem deixar absorver com assuntos que vão atrapalhar o seu foco.

Um dos principais “desfocos” atuais são as redes sociais, os grupos de whatsapp, facebook… enfim queremos estar tão conectados com tudo e com todos que quando damos por nós estamos à 30 minutos a ver a conversa num grupo no qual já perdemos o fio condutor…

O meu conselho é, desligue as notificações e crie horários (1 de manhã e 1 à tarde, 1 almoço) para ver email, e outras redes. Não estou a dizer para se desligar do mundo, até porque o trabalho de um comercial (de rua) é bastante solitário, mas crie regras para que não se desfoque do que planeou e do que tem de fazer. Lembre-se, se conseguir concluir tudo o que se propôs, estou certo que vai conseguir estar mais motivação e por consequência mais vendas.

3 – NÃO SABER COMO, este é o outro inimigo da motivação: não saber COMO fazer. Não saber como falar com o cliente. Não saber como apresentar a proposta de forma impactante. Não saber como transmitir entusiasmo. Não saber como pedir ajuda….

Enfim, a falta de conhecimento e de humildade são dos maiores inimigos da motivação, mas talvez o mais fácil de derrotar, porque apenas basta querer e dedicação. Se não sabe sobre determinado assunto, estude, hoje em dia não há desculpas, o conhecimento está à disposição de todos de forma gratuita no youtube, no google… basta querer. Se gosta mais que haja alguém a explicar, procure formações, cursos que o ajudem a desenvolver o conhecimento. Procure um mentor na sua empresa, peça ajuda a alguém na sua empresa que você admire e peça-lhe ajuda, acredite que as pessoas estão disponíveis para ajudar.

Se leu com atenção, deve ter percebido que nenhum destes inimigos é externo, todos eles estão consigo e só você é que os pode derrotar.

Fonte: Sucesso em vendas

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