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Dicas valiosas para sua empresa vender mais

Conquistar novos clientes e ganhar fidelidade dos antigos é um desafio no mundo do comércio, principalmente em meia a crise.

O que define o sucesso nas vendas é principalmente a qualidade do produto ou serviço e a experiência de compra.

Confira agora dicas valiosas para sua empresa vender mais.

Impacte a vida das pessoas

Antes de criar promoções, pense no impacto que está causando na vida da pessoa.

“Os consumidores importam-se com o impacto que você causará para eles. Então, minha recomendação é que as empresas mudem sua mentalidade e entendam o que estão tentando fazer e que dor estão tentando aliviar.”, afirma Emilia D’Anzica, head de Customer Sucess.

Venda soluções e não apenas produtos

Atualmente, o cliente busca uma solução para um problema, não apenas um item.

“O cliente de uma loja de material de construção já não quer apenas a tinta. Quer também o serviço de pintura. Criatividade, flexibilidade e resiliência são atributos que podem maximizar as chances de atrair e encantar o cliente. A ideia é mudar o comportamento das vendas e se tornar mais acessível para o consumidor”, conta a CEO da Doxa Advisers, Enio Klein.

Busque eficiência operacional

Tecnologia para automatizar os processos é muito importante. Um bom exemplo são ferramentas de gerenciamento de estoque.

“Avalie a possibilidade de trazer para o dia a dia uma plataforma de CRM [Gestão de Relacionamento com o Cliente], um software de pré-venda, um dashboard para visualizar os indicadores de performance, entre outros recursos que gerem ganho de eficiência operacional”, disse Ricardo Okino, diretor comercial da plataforma de videomonitoramento Camerite.

Conheça seu público

É necessário entender o seu público para entender suas necessidades e motivações.

Além disso, entender o perfil do seu público direcionará os veículos de contato com o cliente, por exemplo.

Melhore a comunicação

Desenvolva as habilidades e competências técnicas de sua equipe. Estimule-os a estudar oratória, assim, gerando empatia a partir do tom de voz, entonação e postura corporal.

“Por fim, devem ser capazes de captar a mensagem, processá-la e formular respostas adequadas às expectativas do consumidor”, explica Ricardo Okino.

Adote processos mais claros

Entenda a jornada de compra do seu cliente e estruture processos claros para cada uma das etapas.

Entendendo esse processo, você poderá acompanhar e saber quando é necessário algum ajuste.

Engaje o cliente

Quando a empresa já esta madura, é essencial ter ao menos uma pessoa dedicada ao relacionamento com o cliente.

Ofereça algo de graça

A palavra “gratuito” é muito poderosa. De acordo com o americano especialista em marketing, tecnologia e vendas, Robert L. Adams, o efeito da palavra já foi comprovado por estudos.

Faça liquidações

Em trocas de coleção, final de estoque, geração de fluxo na loja e negociação de grandes volumes com a indústria, faça liquidalões.

“Ao vender esses produtos com uma margem menor, o empreendedor ganha dinheiro para renovar o estoque com lançamentos”, explica Leonardo Marques, professor de Operações e Logística Sustentável do Coppead

Escrito no Mundo-Nipo

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