A vitamina digital das pequenas

vitamina-digitalElas têm as mesmas necessidades que as grandes empresas, mas com o orçamento bem mais curto. Esse é o grande dilema das pequenas e médias empresas brasileiras quando o assunto é tecnologia da informação. Geralmente, porém, a experiência mostra que o esforço do investimento vale a pena e reverte diretamente em melhores estratégias de marketing e vendas. A Caçula de Pneus, que há mais de 50 anos revende produtos e serviços automotivos em 30 lojas em São Paulo, sabe exatamente quando cada um dos 500 mil veículos cadastrados na sua base de dados precisa fazer a troca do óleo. “Mandamos um e-mail para o cliente avisando e ainda perguntamos se ele quer que busquemos o carro na sua casa”, afirma Carlos Alberto Costa, CEO da Caçula de Pneus, que faturou R$ 200 milhões em 2012.
A gestão e o armazenamento de todo esse arsenal de informações ficam a cargo da Totvs, empresa líder na América Latina no desenvolvimento de software de gestão empresarial. Com forte atuação em pequenas e médias empresas, ela acaba de lançar o Totvs Eficaz BA, que permite às companhias de menor porte ter acesso a relatórios e indicadores para tomadas de decisões em apenas 90 dias. “Com o lançamento, em parceria com a IBM, estamos simplificando esse processo”, afirma Rodrigo Caserta, vice-presidente de atendimento e relacionamento da Totvs. “Agora, em apenas três meses, as pequenas empresas podem ter uma solução analítica similar à de grandes corporações e tomar melhores decisões.”
O objetivo de Costa é, com a ajuda da tecnologia, ampliar o aviso online da troca de óleo para todos os serviços oferecidos pela empresa. “O importante é sair na frente dos concorrentes”, diz ele. Segundo Jesper Rhode, diretor de inovação em novos negócios, parcerias e alianças da sueca Ericsson para a América Latina, o grande desafio, tanto para pequenas como para médias ou grandes empresas, é trabalhar com uma quantidade enorme de dados não estruturados (documentos, textos, vídeo e áudio, entre outros, que ainda não tenham sido codificados) e transformá-los em informações estratégicas, que façam sentido para este ou aquele negócio. “Com o objetivo de fazer a oferta certa para a pessoa certa”, diz Rhode. Ele ressalta, porém, que isso só pode acontecer se o usuário permitir a utilização de suas informações, senão o efeito pode ser negativo para a empresa.
Fonte: IstoÉ Dinheiro (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/129659_A+VITAMINA+DIGITAL+DAS+PEQUENAS)

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