Serviços de venda por assinatura estão em alta
O modelo de venda de sapatos por assinatura não pegou no Brasil. Pelo menos foi essa a justificativa dada pela startup Shoes4You para encerrar suas operações no país no início deste mês – apesar de ter reportado um faturamento de R$ 5,5 milhões no ano passado.
Mas, se entre as amantes de sapatos a moda não pegou, isso não impede que outras startups apliquem a fórmula a diferentes segmentos. De ração de cachorro a bijuterias, passando por cervejas e até meias, as empresas que oferecem produtos por assinatura estão se multiplicando na internet brasileira.
Conheça algumas delas:
Esmalteria Club
Voltada para as apaixonadas por esmalte, o serviço entrega na casa da cliente de três a seis produtos de sucesso ou lançamentos nacionais e importados todo mês. O serviço nasceu com investimento próprio dos irmãos fundadores Guto Barros, Edu Barros e Luiz Alberto, no valor de R$ 110 mil. Os preços variam de acordo com o kit do mês, mas custam, em média, R$ 55.
GlossyBox
Também de olho no público feminino, a startup entrega todo mês às assinantes uma caixinha de surpresas contendo de quatro a seis miniaturas ou amostras de produtos de beleza selecionados por profissionais do ramo. Recentemente, a empresa criou também a seção Glossy Box Men, com kit para homens, e a PetiteBox, voltada a mães. A assinatura custa a partir de R$ 23 mensais mais o valor do frete. A empresa é uma das que recebeu investimento do grupo alemão Rocket Internet.
GlossyBiju
O serviço também entrega às assinantes a caixinha surpresa do mês, mas neste caso, ela está recheada com três ou quatro acessórios selecionados pela empresa de acordo com o perfil definido pela cliente ao entrar para o clube. O valor varia entre R$50 e R$275,40 mensais, de acordo com o plano escolhido.
Pack4Pet
Os animais de estimação também estão na mira das startups de assinatura. O e-commerce oferece produtos que vão de higiene a entretenimento, incluindo também alimentação. O site permite que donos de cães e gatos montem seus kits de acordo com suas necessidades e preferências. Os valores variam de acordo com a seleção feita pelo cliente.
Rabixo
Pensando na pouca disposição que alguns homens têm para comprar até mesmo coisas simples, como lâminas de barbear e cuecas, a startup criou o serviço que entrega a cada três meses produtos de necessidades básicas para eles. O cliente monta seu kit com os produtos a sua escolha – meia, cueca, lâmina de barbear, preservativos, desodorante, camiseta, produtos de higiene – e os recebe periodicamente em casa. Os valores variam de acordo com os kits.
BeerCrew
Amantes de cervejas especiais e importadas são o público-alvo do serviço. O clube, que recebeu investimento da HFPX Participações, disponibiliza três opções de assinaturas, que vão de R$ 39,90 a R$ 75 por mês. Entrando para o clube, o assinante recebe pelo menos duas cervejas especiais por mês.
Oh Minas!
Que a culinária mineira é de dar água na boca é inegável. Pensando nisso, os empreendedores decidiram levar as especialidades do estado para todo o Brasil. O plano mais simples custa R$ 49,90 por mês e dá direito a receber de dois a três produtos mais uma revista de culinária do estado.
Fonte: Revista PEGN