8 livros que todo profissional de marketing precisa ler

É inegável que o marketing, assim como a comunicação, mudou com a internet, as redes sociais, a forte participação do público e com os novos modelos de negócios. Com isso, para manter o sucesso da sua empresa, é importante continuar se atualizando a cada mudança, e ir além da tradicional bíblia de Philip Kotler, o principal autor sobre marketing. Por isso, a proposta de leitura que trago para quem quer entender mais sobre marketing vai um pouco além do tradicional e do metodológico. Além de entender a técnica, é importante desenvoler a criatividade, um novo olhar sobre as coisas e até aprender técnicas que podem inovar a forma como seu departamento ou empresa trabalha. Vamos lá? 

1- A Cauda Longa 

Autor: Chris Anderson 

Chris Anderson é o editor chefe da revista Wired, uma publicação que sobreviveu à internet e conseguiu se adaptar a ela. De forma muito resumida, o livro mostra o universo de oportunidades criadas pelos meios digitais, explorando nichos de mercado, que normalmente têm um pequeno volume de vendas mas que, combinados, geram uma receita maior do que trabalhar com o público de massa. Ele também explica, de forma clara, o significado do termo cauda longa. Por exemplo: imagine que você vai lançar um filme. Dentro da cauda longa estão: a exibição desse filme via canais de streaming, brinquedos inspirados na história, adesivos, cadernos, experiências em parques de diversão, uma versão para o teatro, uma série derivada da história explorando outros personagens. O conteúdo é muito interessante para pensar todas as possibilidades de um produto ou serviço e desenvolver estratégias mais específicas em vez de uma proposta generalista. 

2 – A estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Neste livro, os autores instigam o desenvolvimento de estratégias de marketing explorando novos espaços de atuação (o famoso oceano azul) e a total separação da concorrência (chamada de oceano vermelho). Os autores avaliaram os discursos de mais de 150 ideias “ganhadoras e perdedoras” de diferentes indústrias e chegaram à conclusão de que as abordagens clássicas não se conectavam com as que realmente dão certo. Todas elas tinham em comum a exploração dos nichos de mercado que, por serem tão únicos, criam um distanciamento natural da concorrência, tornando-a irrelevante. Um conteúdo fundamental para quem deseja se diferenciar em um mercado de produtos e serviços cada vez mais similares entre si. 

3 – Ideias que Colam: por que algumas ideias pegam e outras não?

Autor: Dan Heath 

O autor aborda o valor das ideias e como elas irão expandir seu negócio e os valores da sua marca. Ele também divide as ideias em grupos e mostra que as vencedoras costumam estar dentro de padrões criativos como, por exemplo, o recurso da inversão. Além disso, a publicação ensina em detalhes como se conta uma boa história, algo muito importante na geração de conteúdo. Um pilar que eu acredito e defendo muito, porque realmente faz a diferença em estratégias digitais. 

4 – Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI 

Autor: Rafael Rex 

Assim como essa coluna, Rafael Rez acredita na nova escola do marketing e que a atenção do público está diretamente ligada ao conteúdo oferecido pela marca. O livro é um guia para o leitor dar início a esse processo e entender a importância e o valor dessa prática dentro do mercado digital e da interação com o consumidor. Um excelente ponto de partida para quem ainda não desenvolve conteúdo proprietário para seus produtos e serviços. 

5 – Hacking Growth – A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido 

Autor: Sean Ellis 

Nada melhor para a inspiração do que conhecer histórias de sucesso. O autor compartilha com o leitor e explica o crescimento incrível de empresas como AirBnB (aluguel de residências temporárias) e Uber (transporte de passageiros), ambas via apps. Ele também apresenta os princípios do growth hacking (uma forma de fazer seu negócio crescer rapidamente) e aplicá-lo na sua empresa. Afinal, todo mundo quer crescer e se você, como profissional de marketing, for uma peça chave nessa história, com certeza irá crescer rapidamente, exatamente como a proposta da publicação. 

6- Os Originais: como os inconformistas mudam o mundo 

Autor: Adam Grant 

Esse especialista da área de Recursos Humanos tem a proposta de tirar a mistíca ao redor dos criativos e mostrar que qualquer pessoa pode melhorar sua criatividade, identificar e defender boas ideias e chegar em propostas realmente originais, como um dia Apple, Amazon e outras grandes empresas foram surgiram. Tudo isso é trabalhado com o combate ao conformismo, ao rompimento de tradições e fórmulas pré-prontas, como um dia o marketing tradicional operou. A publicação é muito inspiradora e deixa você com o sentimento de que é sempre melhor tentar e falhar que ficar preso à mesmice. 

7 – Sprint 

Autor: Jake Knapp 

E já que estamos falando de ideias, Sprint é um livro sensacional para ajudar você a tirar suas ideias do papel. Ele propõe um método, o mesmo utilizado dentro do Google Ventures, para teste e aplicação de projetos. O mais bacana é que, com exemplos reais, ele prova que é possível fazer isso em apenas cinco dias e que essa experiência é capaz de provar a viabilidade e o potencial de absolutamente tudo. De um produto a uma campanha de incentivo, de um simples nome a um robô que entrega escovas de dente em um hotel. O segredo é prática, prática, prática até uma hora dar certo. 

8 – Elon Musk 

Autor: Ashlee Vance 

Eu não poderia encerrar essa lista sem recomendar que você conheça a história de Elon Musk, o grande nome por trás da Tesla e da Space X. O autor, um jornalista de tecnologia, combina a vida pessoal e profissional desse nome quase “santificado” no universo das novas empresas e startups, e mostra que as realizações dele possuem diversos tamanhos e formatos, sendo que muitas delas não ganham a mídia. Assim como a minha vida e a sua, mas que tem incrível valor e experiência para, lá na frente, virarem negócios com valores incalculáveis. 

Com esses 8 livros, eu garanto que você vai mergulhar em uma experiência de quebra de paradigmas e muita inspiração que vai ajudá-lo a pensar fora do tradicional, valorizar o conteúdo, entender a questão dos nichos de mercado e criar planos de marketing e estratégia arrojadas, que podem influenciar não só a sua carreira, mas a história das marcas com que você trabalha. Faça o teste. Ninguém se arrepende de uma boa leitura. 

Escrito por Jessé Rodrigues, em Correio do Povo

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