3 Dicas para posicionar a sua empresa no mercado

Durante o Congresso da Micro e Pequena Indústria, especialistas listaram estratégias de marketing

Luciano Santos (à esquerda) e Adriano Nasser (à direita) durante o Congresso da Micro e Pequena Indústria, realizado pela Fiesp (Foto: Débora Duarte)

 
A divulgação é uma tarefa indispensável para o posicionamento de uma marca no mercado. É necessário ter uma estratégia de marketing muito bem definida para conseguir a fidelização dos consumidores. Esse assunto foi debatido no painel “Marketing: Potencializando sua estratégia para agregar valor ao cliente” durante o 12º Congresso da Micro e Pequena Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo os especialistas Ismael Rocha Júnior, mercadólogo, consultor e autor de livros sobre o assunto, Adriano Nasser, líder na área de parceria estratégica do Google e Luciano Santos, professor e pesquisador, a palavra-chave no marketing atual é posicionamento.

Usar as ferramentas de divulgação para se posicionar fortemente no mercado é o segredo para chegar aos clientes. Confira abaixo três dicas dos especialistas que podem ajudar o empreendedor a posicionar a sua marca no mercado.

1. Encontre seu espaço
Por mais que pareça difícil nos dias de hoje, é necessário descobrir em qual espaço a sua empresa se encaixa de maneira com que isso faça a diferença na cabeça do consumidor. “Posicionamento é o espaço que só o seu negócio pode ocupar. É importante sair da zona de conforto e encontrar um local que seja única e exclusivamente desenhado para a sua empresa”, diz Ismael Rocha Júnior. De acordo com o especialista, com a gama de opções existentes no mercado, o empreendedor precisa descobrir onde vai se destacar e investir fortemente nisso.
2. Entenda as novas necessidades
“O mundo está constantemente mudando. Para o futuro, é preciso conhecer as novas tecnologias, admitir o fim dos velhões padrões de comportamento e, principalmente, entender as novas necessidades do cliente”, explica Luciano Santos. O empreendedor não pode pensar que está à parte das mudanças do mundo. Para se posicionar no mercado, é importante entender o que o consumidor está precisando naquele exato momento e entregar isso da melhor forma possível. “Mude a maneira de pensar e a maneira de comprar para conseguir vender”, afirma.
3. Esteja conectado
Atualmente, todos os clientes e potenciais clientes estão conectados à internet. De acordo com Adriano Nasser, o brasileiro passa de 6 a 8 horas com o smartphone em mãos. Isso significa que, para impactar o consumidor, os empreendedores precisam estar totalmente conectados. As estratégias de marketing digital devem ser muito bem estabelecidas para conseguir um bom posicionamento no mercado. “Tenha um website que funcione bem em desktop e mobile, invista em anúncios digitais e use a tecnologia a seu favor”, sugere o especialista.
 
Fonte: Pequenas Empresa & Grandes Negócios
 

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