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12 dicas para escrever um bom email de apresentação comercial

A primeira abordagem de vendas por email fica muito mais efetiva com as ações e boas práticas que listamos neste post
O email de apresentação comercial já faz parte da rotina de muitos vendedores brasileiros. Inicialmente visto apenas como um substituto do telefone em circunstâncias adversas, esse tipo de contato já é o favorito de muita gente, principalmente em tempos de Inbound Sales.
Assim, já existem estratégias vencedoras e boas práticas adotadas por profissionais que usam o email para a primeira abordagem do Lead. Neste post, separamos 12 ações que vão ajudar a melhorar as taxas de aproveitamento dos seus emails.

1. Escreva um assunto interessante

De nada adianta um email com um pitch matador de vendas se ele não for aberto, não é mesmo? Apesar de ser fundamental, o assunto ainda é uma parte menosprezada por muitos sales reps.
Ele é um convite, como se fosse a capa de um livro ou o pôster de um filme no cinema, que vende o conteúdo e leva à abertura. O assunto será visto com certeza pelo destinatário, mesmo que não clique para abrir.
Então, é muito importante ser objetivo e gerar curiosidade. Você pode, por exemplo, escrever “A Maria Silva sugeriu esse contato” ou “Sugestões sobre seu novo site”. E lembre-se: nunca minta ou prometa algo que não vai entregar.

2. Vá direto ao ponto no email

Quem recebe um alto volume de conteúdo, diariamente, filtra ao máximo tudo que pode fazer perder tempo. Assim, é muito importante ir direto ao ponto, sem ficar enfeitando demais o email de apresentação comercial.
Vale explorar o motivo do contato logo na primeira linha e evitar gastar esse espaço com apresentações ou contextualizações que não irão interferir no objetivo final. Olha essa abertura: “Oi, Maria, tudo bem? Sou consultor na RD e o João sugeriu que eu entrasse em contato com você para que a gente pudesse ter uma conversa rápida sobre seu novo site.”

3. Trabalhe com apenas uma mensagem

A internet é um canal rápido e com infinitas possibilidades de distração, fazendo com que você possa facilmente perder a atenção do destinatário. Por isso, é importante manter o foco do seu email.
Se você está escrevendo para sugerir uma reunião para falar sobre o novo site, esse email não deve ser utilizado para comentar sobre a estratégia de anúncios, redes sociais ou do seu restaurante predileto no Rio de Janeiro.
Parou para pensar em um chope gelado em Ipanema, né? Então volta aqui!

4. Gere valor

O seu Lead precisa perceber que o seu contato é importante, e que o principal objetivo dessa conexão é oferecer um benefício concreto para um possível problema. Explore suas ferramentas para conseguir informações que tenham a ver com o seu serviço.
Veja, no texto a seguir, como usar isso ao seu favor:
“Vi que vocês lançaram o novo blog, ficou visualmente muito atrativo. Seria interessante acrescentar os botões de compartilhamento para que o conteúdo se propague pela internet com mais facilidade. Isso ajuda na autoridade da página e faz com que vocês tenham mais relevância.”

5.  Ofereça um benefício claro

Lembre-se: é um email de apresentação comercial, ou seja, a venda vai ser fechada depois. Para que a conversa possa seguir em outro meio de comunicação, é importante que a pessoa perceba o que pode ganhar com você.
Portanto mostre como você pode ajudar na solução: “Tenho outras dicas interessantes que podem fazer o blog ganhar audiência mais rapidamente.”

6. Tenha um Call-to-Action eficiente

O conteúdo é muito importante, mas, como dissemos no item anterior, o objetivo do primeiro email é levar esse contato para outro meio. É lá que você vai poder extrair mais informações que serão úteis na hora de fazer a venda.
Deixe claro qual deve ser o próximo passo a ser tomado: “Se quiser conversar um pouco mais sobre isso, você pode me ligar” ou “Pensei em te ligar amanhã às 15h para uma conversa de 10 minutos sobre o tema. Esse horário é o melhor para você?”

7. Seja gentil na hora da despedida

Lembre-se de que você não está conversando com uma máquina. É importante aproveitar esse momento para se despedir de forma mais pessoal e até reforçar o contato.
Evite utilizar apenas o famoso “att”, que não quer dizer nada. Vá um pouco além, com algo como “Aguardo uma resposta sua. Abraços.”

8. Tenha uma assinatura de email profissional completa

Já pensou se você consegue que a pessoa abra o email, leia o texto, se interesse pela sua proposta e, ao procurar seus contatos, não encontra nada? Coloque ao menos seu nome, telefone, cargo e empresa em que trabalha.

9. Evite ser muito formal

Faça o seu email soar o mais natural possível. O uso de palavras muito formais faz com que sua mensagem fique um pouco pedante, algo que você não quer em uma apresentação comercial.
A menos que a situação realmente exija um tratamento específico, procure trabalhar com apenas o nome do Lead. Procure se comunicar como se estivesse conversando diretamente.

10. Entenda os melhores dias e horários de envio de emails

É muito importante ficar atento aos melhores dias e hora para fazer o envio dos emails. Como o comportamento pode variar dependendo do público, é interessante aproveitar os relatórios de abertura gerados através das suas campanhas.
Eles podem ser um ótimo indício, fazendo com que você vá refinando a sua estratégia com o passar do tempo. Os melhores dias e horas para o envio de fato variam, mas existe um certo padrão que você pode seguir.

11. Personalize ao máximo o email

Sempre que possível envie o email direcionado com o nome do Lead. Uma boa estratégia de Inbound fará com que o time de marketing da sua empresa consiga o máximo de informações possível antes de abordagem de vendas.
Mas se por acaso você não tiver esse dado, evite enviar emails com a frase “A quem possa interessar”. É melhor utilizar apenas uma saudação simples, como “olá”.

12. Tome cuidado com o português

O conteúdo do seu email mostra quem você é. É muito importante fazer uma boa revisão para evitar erros de digitação ou até mesmo de vocabulário. Se você não se sente seguro, peça ajuda para alguém na hora da checagem.
Uma mensagem cheia de erros ortográficos é uma péssima maneira de começar um contato. Pode até mesmo fazer com que o destinatário perca o interesse na sua oferta.
Essas dicas são apenas o começo para um trabalho bem sucedido de email.

Fonte: ResultadosDigitais

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