Viva com Tesão

Por Paulo Sérgio Buhrer*
Um dia desses depois de uma palestra, conversava com um professor e ele me dizia que infelizmente as pessoas depreciaram a palavra tesão. E percebi que é verdade. Até o corretor ortográfico do Windows muda o termo para outro sinônimo.
tesao-de-viver
O que vemos, hoje, são pessoas que trabalham sem tesão, vivem sem paixão, amam sem tesão, enfim, falta a elas uma sensação de explosão de amor pelo que fazem. Essa explosão é que é tesão pela vida, pelo trabalho.
É normal estarmos cansados, estressados, e, por mais que você não entenda por hora o que vou dizer: vibre com seu cansaço, com seu estresse, e principalmente, com seus problemas, afinal, só quem quer alguma coisa da vida sente essas coisas.
Fale com quem não quer nada com nada da vida e a ouvirá dizer que ela não tem problemas, que tudo sempre se ajeita, que a vida é assim mesmo e não há nada o que fazer. Elas fingem não ter problemas, sem perceber que quem vive hoje sem cansaço, sem estresse, sem desafios, na verdade, “desvive”.
O que não é normal é viver diariamente com a falta de tesão pela vida pessoal, pelo trabalho, e viver ruminando até num passeio pelo parque, reclamando que está ventando, que está frio, calor, que tem muita gente…
É uma pena que estejamos levando o tesão pela vida para um lado sensual, sexual e meramente designado para justificar o desejo por outra pessoa. Tesão não é isso… é muito além disso.
É a vontade de chegar ao trabalho fervendo para dar o melhor nele. É a sensação de que apesar de todo tipo de dificuldade, devo ter a certeza de que a vida da gente dá certo quando arregaço as mangas, assumo o papel principal e faço o que é preciso para que ela dê certo. E só com muito tesão é que isso acontece.
Lembro que minha avó tampava os ouvidos quando ouvia a palavra tesão. Coitadinha, não era por mal, é que ela foi ensinada errado sobre o significado, e, com pouquíssima liberdade, nunca ousou conhecer melhor o termo.
Mas nós, tão inteligentes, livres, dinâmicos, conhecedores de novas ciências, tecnologias, nos dizemos experts em tudo, ainda temos medo de viver com tesão pela vida, com paixão.
Vivemos fugindo do nosso verdadeiro ser. Às vezes temos o maior desejo de expressar nossos pensamentos, ideias, mas, com medo do que o grupo vai dizer, do que a família vai pensar, ficamos calados, ocultamos a vontade ardente de se mostrar o mundo. E aí, o que acontece quando represamos demais nossas vontades, é que um dia estouramos, não de tesão pela vida, mas de ódio, e, infelizmente, muitos cometem barbaridades como destruir prédios, empresas, o patrimônio público, por vinte centavos de aumento da tarifa de ônibus, sendo que até hoje nunca vi uma manifestação pelo roubo de milhões, bilhões dos cofres públicos.
Acho legal os jovens se manifestarem, mas, não dessa maneira. Claro que há muita gente infiltrada, do meio político, incendiando a manifestação. Não acredito que pessoas inteligentes, que cursam filosofia, história, sociologia, e tantas outras excelentes faculdades, fariam uma arruaça dessas.
Mas, nosso foco não é esse. Vivamos com tesão o que estamos vivendo. Se o dinheiro anda curto, falta tesão para ganhá-lo mais. Fale com seu chefe, peça aumento de serviço, de responsabilidade, e diga que quer entrar para o time de campeões da empresa. Duvido um bom chefe que não queira receber um campeão no grupo. É com isso que você cresce na empresa, e não com reclamações.
Se está procurando seu primeiro emprego, na hora da entrevista, arrebente a boca do balão. Fale que se contratarem você, verão tanta força de vontade, tanto empenho, determinação, que vão se esquecer de que era seu primeiro emprego, sua primeira tentativa.
Garotada, e também os mais experientes: vivam com tesão. Tenham paixão pelo trabalho, pela empresa. Amem a pessoa com quem vive, ame sua equipe de trabalho e não tenha vergonha de dizer isso a elas. Mostre seus melhores sentimentos, para, no dia em que estourar, que não seja de ódio, mas sim, de tesão pela vida.
Grande abraço, beijo no coração, sucesso e felicidades sempre!
paulo-sergio-buhrer
 * Graduado em Ciências Contábeis, com Pós-Graduação em Gestão Empresarial. Ministra palestras e eventos por todo o território nacional nos temas: motivação, vendas e liderança. Contato: www.professorpaulosergio.com.br
 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.