Venda transacional, Consultiva e Orientada. Qual a diferença?
Um vendedor transacional é aquele que estabelece com seu cliente um processo de troca, sem que haja um envolvimento maior.
Exemplo: Eu chego em um balcão de um a loja de tintas e peço uma lata de tinta spray preta. O vendedor pega a lata, pergunta se quero mais algum produto, faz a nota e eu pago.
Já na venda consultiva, a partir de uma necessidade, procura-se oferecer uma solução que resolva um problema (dor) do cliente.
Venda transacional
• A venda é realizada no primeiro contato
• Argumentos de fechamento mais emocionais
• Vendedor pode ser substituído por um e-commerce
Venda Consultiva:
• O princípio da venda é uma solução que atenda uma necessidade
• Processo mais longo para o fechamento
• Envolve relacionamento entre vendedor e cliente
• Os argumentos são racionais
Mas e a venda Orientada?
Na venda orientada, que utiliza técnicas de coaching, o vendedor não fala qual é a solução, mas conduz o cliente para insights através de perguntas.
Nas vendas consultivas o vendedor oferece a solução assim que identifica a necessidade, o que pode gerar as objeções.
Na venda orientada (SPIN/ADEG/DICI) o vendedor identifica a necessidade, aprofunda o problema e conduz para a solução.
Fonte: Administradores