Um novo conceito de propaganda no Varejo

Por Fatima A. Bana*
Essa semana acontece a maior premiação da publicidade em Cannes e, acompanhando esse evento, pude ter a certeza de que estamos caminhando para um novo conceito de propaganda, que deve se basear na criação de uma relação (assim como já atuamos no comércio eletrônico) baseada em conhecimento e comportamento de quem desejamos atingir.
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A intenção da propaganda hoje é que tudo seja discutido e repercutido (ou criaremos a nova palavra repercurtir?!?!?).
O trinômio história – aplicação – distribuição está sendo aplicado exaustivamente dentro dos grandes players de publicidade e, consequentemente, inserido nas empresas que esses atendem. Tudo isso mostra como o marketing digital (que nasceu como performance, junto ao comércio eletrônico) mudou a forma como a propaganda é utilizada no varejo.
Esse foi um dos assuntos mais comentados no Festival de Cannes deste ano. O coração da nova publicidade é o desenvolvimento digital que ganhou o planeta. Estamos cansados de falar dentro do nosso mundo o quanto é importante “pertencer” ao dia a dia do consumidor e que ele “pertença” também ao nosso dia a dia. Enfim, ouvimos isso dos mais importantes nomes da propaganda.
Passamos por uma grande mudança cultural, criativa, tecnológica e algorítmica, por isso precisamos mudar o padrão de raciocínio, vamos nos reprogramar, vamos desenvolver habilidades que antes não julgávamos importantes, como o entendimento humano, e fazer conta pra enviar propaganda – a mídia programática e algorítmica é irmã da matemática – horror de muitos profissionais criativos.
Desenvolver, aliás, é a palavra quando falamos de integração de canais, comércio eletrônico e marketing digital. Desenvolvemos desde a plataforma até as pessoas, pois nada disso está pronto, não tem receita de bolo, vale cada cultura, vale cada sensação e vale cada conhecimento adquirido.
O consumidor está aí buscando todos os estímulos, sejam eles sensoriais ou não, o mais importante é que o consumidor (como já falamos mil vezes) mudou, com ele mudou tudo e ele espera que a publicidade entregue também mude.
Em Cannes, PJ Pereira (CCO do Pereira & O’Dell) defende um novo estilo para o empreendedor digital e eu concordo com ele:
– Pensar como um marqueteiro;
– Comportar-se como um profissional de entretenimento;
– Movimentar-se como o dono de uma start up.
Imagine? Isso é combinar zonas de diferentes temperaturas do mundo “Silicon Valey / Hollywood / Madison”.
Seria possível?
Eu acredito que sim, isso é surpreender! E é isso que devemos fazer para impactar o consumidor do varejo, que cada vez mais decide o que quer. É um desafio, mas quem é que trabalha com varejo e não adora desafios, não é mesmo?
Boas vendas!
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 * Profissional com especialização em marketing digital e e-commerce. Atualmente CMO de rede de varejo, atuando como consultora executiva na implantação de e-commerce. Contato: http://www.linkedin.com/profile/view?id=163486125&trk=tab_pro
 

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