Sem mistérios: Como o marketing pode impulsionar as vendas em empresas de pequeno porte?

Considerado o “pai do marketing”, o professor Philip Kotler classificou a estratégia como “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Num primeiro momento, essa definição pode parecer que se trata de algo complexo, mas se pensarmos em todos os anúncios de produtos e serviços que nos chegam diariamente – via TV, revistas, rádios, panfletos, redes sociais, abas em sites, busdoor etc. -, percebemos que é possível descomplicar o marketing e torná-lo parte da rotina de uma empresa, mesmo que não haja um setor ou um profissional especializado para realizar tal função.

Um bom plano de marketing deve começar com uma pesquisa de mercado; em seguida, deve-se fazer uma análise desses dados – pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças -, a fim de entender os hábitos e as necessidades do público-alvo; e, então, elaboraram-se estratégias para atrair e manter clientes ou potenciais clientes (consumidor, comprador ou usuário de seus produtos/serviços), atendendo aos seus desejos.

Os 4 Ps do marketing devem pautar estratégias

Para ser eficiente e conquistar os resultados esperados, a estratégia de marketing deve ter como base quatro pilares táticos: os “4 Ps”, que são definidos para cada segmento-alvo de serviços da microempresa.

Os 4Ps são:

  • preço, que deve ser estabelecido de acordo com a projeção de lucro e os valores praticados pela concorrência e incluir políticas de descontos e parcelamentos;
  • praça, que diz respeito à distribuição do produto/serviço, ou seja, aos locais em que são encontrados e/ou comercializados. Nesse ponto, é importante que o acesso do público ao produto ou serviço seja simples;
  • promoção, ou seja, o modo como o produto é mostrado para o público, seja via publicidade, ações de relações públicas ou de assessoria de imprensa, via marketing digital etc.;
  • produto, que deve suprir as expectativas de função, design e qualidade criadas no momento da promoção.

Todos esses fatores devem ser considerado na hora de vender um produto, porque afetam a percepção do cliente sobre a empresa e, por isso, precisam ser planejados a fim de melhorar a experiência de compra, pois um consumidor frustrado raramente dá uma segunda chance à marca.

Conheça alguns tipos de marketing e escolha os que mais se adequam às necessidades de sua empresa:

Embora as ações para promover um produto, um serviço ou uma marca, sejam ações de marketing, não há somente um modelo e sim uma gama de divisões com características e métodos próprios, que fazem a diferença na hora de atingir seus objetivos e que podem ser combinadas para ampliar os resultados de microempresas.

  • Inbound marketing

Também chamado de marketing de atração, consiste na produção e distribuição de conteúdos (marketing de conteúdo) que despertam a atenção do cliente, fazendo com que o público-alvo encontre a marca, e não o contrário. No inbound marketing, a tática é criar o desejo no potencial-consumidor.

Por exemplo, uma microempresa de bolos para festas pode criar um blog em que posta assuntos relacionados ao mundo da confeitaria e da organização de eventos, assim, pessoas que buscam por esses temas encontram a empresa através desses conteúdos.

  • Outbound marketing

O outbound marketing é um método contrário do inbound, pois consiste em realizar abordagens ativas para atingir o público-alvo, e isso inclui o uso de diferentes meios, como banners e anúncios nos mais diversos veículos de comunicação. Nesse caso, é preciso segmentar o público, para não tornar a estratégia inoportuna às pessoas.

  • Marketing digital

Marketing digital envolve inúmeras estratégias utilizadas em meios eletrônicos, entre elas o inbound e o outbound marketing.

As ações podem ser realizadas em sites e blogs da empresa; através de e-mail marketing; com a criação a distribuição de materiais educativos (e-Books e infográficos, por exemplo) para ler on-line ou baixar em troca de algum contato do cliente; e até em redes sociais.

O marketing digital atua é uma ferramenta fundamental para coletar dados, segmentar o público e mensurar os resultados.

Ações que criam engajamento e estreitam a relação com o público são especialmente importantes nesse meio.

Seja qual for o porte da empresa, é importante que ela mantenha ao menos uma estratégia de marketing digital.

  • Marketing social

Consiste em assumir posicionamentos diante de questões ambientais e sociais e se engajar em determinados assuntos. Isso não quer dizer que se deve criar polêmicas, e sim de defender a visão e as ações da empresa de acordo com seus valores.

Por exemplo, uma empresa que gera resíduos que não devem ser descartados em lixo comum e se mostra preocupada com o futuro do planeta, como uma loja que vende lâmpadas, deve investir em logística reversa e absorver esse ruído, comprometendo-se a dar o destino adequado ao produto. Essa ação pode ser usada como marketing a favor da empresa.

Além desses, há inúmeros outros tipos de estratégias, como endomarketing, marketing direto e indireto; marketing pessoal; marketing de produto; marketing de relacionamento e marketing multinível.

Embora não seja um “bicho de sete cabeças”, para dominar as técnicas do marketing é preciso dedicação, estudo e atualização constante. No entanto, ninguém precisa ser expert no assunto para criar uma estratégia eficiente. Empresários de pequeno porte e microemprededores individuais (MEIs) podem – e devem! – conhecer algumas técnicas simples que trazem excelentes resultados aos negócios.

Escrito pelo Sebrae de SC, em G1

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