Saiba onde deseja ir e vá até o fim

Por Luiz Renato Roble*
Há muitos anos, no túnel do tempo, quando fazia teatro, aprendi duas coisas que, por serem tão simples, nunca consegui esquecer. A primeira delas, é sempre terminar o gesto e a segunda, nunca se esquecer da velhinha surda sentada na última fila do teatro. Completar o gesto, no sentido teatral significava que se, em cena, você havia, por exemplo, começado a levantar o braço, você deveria continuar levantando-o, não deixando, assim, o movimento incompleto.
A tradução dessa sabedoria cênica para o nosso dia-a-dia, é que, se começamos a fazer algo, devemos ir até as últimas conseqüências e terminá-lo. Se estamos trabalhando em um projeto de design, como a criação e a aplicação de uma marca, devemos batalhar para que o trabalho seja realmente aplicado corretamente em toda sua totalidade. Objetivando resultados concretos e completos em tudo que começamos, é que conquistamos qualidade total em tudo que fazemos. Saber se aquilo que era falado no palco, estava sendo ouvido por aquela velhinha surda, sentadinha lá no fundão do teatro, significava ter consciência de que todos naquele recinto conseguiam ouvir aquilo que estava sendo dito. Este deveria ser o objetivo do ator em cena.
Traduzindo, não só devemos ir com as coisas que começamos até o fim, como também devemos prever este fim. Saber onde queremos chegar. Ao trabalharmos a comunicação visual de um produto, por exemplo, devemos definir se é fundamental que ela seja visualizada e compreendida por todos, sem restrições, até pela velhinha surda, ou basta que uma determinada fatia do mercado, o público alvo, a compreenda. Se não houver tal consciência, você poderá estar jogando dinheiro fora. Pois pode-se tentar falar com muitos e acabar não conseguindo ser ouvido, justamente, por quem interessa ou estar falando com todos e acabar sendo ouvido apenas por poucos, pois é somente a eles que seu produto, realmente, interessa.
Faça certo até o fim e a quem importa de fato. Não se esqueça disto!
luiz-roberto
 Designer, formado em Comunicação Visual pela UFPR e pós-graduado em Fundamentos da Educação Superior e em Arquitetura de Interiores pela UNIVERSIDADE POSITIVO. Diretor de criação da DATAMAKER DESIGNERS. Contato: criacao@datamaker.com.br | www.datamaker.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.