Reconhecimento no trabalho: qual o preço?
Por Aguilar Pinheiro*
Reconhecimento vem do Latim Recognoscere: relembrar, trazer novamente à memória, examinar. A palavra é formada por RE, de novo, mais COGNOSCERE, que vem de GNOSCERE, saber, tornar-se conhecido; Ato ou efeito de reconhecer; Aspecto funcional da memória pelo qual a pessoa tem o sentimento de algo já experimentado ou conhecido; Averiguação, exame, verificação;Ato ou efeito de reconhecer como legítimo um governo ou um culto; Prêmio, recompensa, retribuição; Gratidão por um benefício recebido; Ato pelo qual se reconhece a existência de uma obrigação.

O prefixo RE, que significa de novo, trazer novamente à memória, é o indício indubitável de que reconhecimento é uma reação e não uma ação voluntariosa de quem reconhece. Para ter o reconhecimento é necessário que o sujeito deve ter feito algo digno de ser lembrado para que haja o reconhecimento. Veja que no parágrafo anterior a última definição é Ato pelo qual se reconhece a existência de uma obrigação.
A inimiga número um do reconhecimento é a frustração acima mencionados, mas quem define isso é a identidade empresarial. A partir dela devem fluir os paradigmas, as crenças e o norte para os objetivos, incluindo a comunicação, cuja função é criar o fluxo de influências que levarão aos objetivos.
O que temos a aprender com isso? Muito. Pois ao fazer as suas obrigaçõescomo forma de obter reconhecimento o resultado pode ser a frustração, própria e dos seus superiores que esperavam o resultado de suas atividades como parte dos resultados planejados para o fim a que você é pago, como resultado de sua obrigação.
No entanto, há dois aliados importantes do reconhecimento: o tempo e aeficiência. Empenhando-se em ser eficiente e fazer isso num espaço de tempomenor do que a maioria o reconhecimento acontece. Porém, o reconhecimento não é eterno, ele dura pouco, por isso é fundamental fazer mais e mais para acumular reconhecimento.
No filme Uma mente brilhante Russell Crowe, dirigido por Ron Howard, vive o matemático John Nash que está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Há duas cenas sobre reconhecimento, uma em que Nash pede por reconhecimento e outra em que o reconhecimento vem até ele. É uma das mais ricas representações que conheço sobre reconhecimento. A imagem que ilustra este artigo mostra a cena das canetas do reconhecimento.
Algumas culturas corporativas possuem no reconhecimento uma das maneiras mais eficientes de reconhecimento e incentivo à eficiência. Outras nem tanto assim. Para mudar uma cultura que não pratica o reconhecimento é fundamental utilizar sabiamente o tempo e o reconhecimento como instrumentos.
O que fazer para reverter uma cultura de não reconhecimento?
O melhor caminho é usar o seu conhecimento para criar referencial na memória das pessoas que importam, lideranças, clientes, pares e subordinados. Usar o marketing pessoal e o tempo como aliados para reconhecer e serreconhecido.
O preço do reconhecimento é o investimento numa cultura focada em valores e no objetivo comum.

* Consultor de empresas e coach, especialista em mudanças comportamentais, trainer em Programação Neurolinguística – PNL, certificado pelo IANLP (EUA), é Diretor de Aprendizagem da Asbrapa. Contato: http://www.linkedin.com/profile/view?id=101636632
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