O vendedor de softwares
Por Gilberto Alves *
Não é fácil formar-se um bom vendedor. Um amigo meu, com um pouco de humor e sadismo, me disse que vendedor não é aquele cara que anda feito louco batendo de porta em porta oferecendo produtos ou serviços , pois os tempos são outros. É preciso – acima de tudo – vocação. Vocação e preparo. Godri nos lembra a necessidade de duas virtudes básicas: Atitude e Habilidade.
Um outro amigo brincalhão respondeu-me, enquanto tomávamos uma cerveja gelada para amenizar o calor de Cuiabá, ao final do expediente, que o “bom vendedor é aquele que consegue vender um rancho de sapé pegando fogo, à vista.”
A época da improvisação e da enganação já passou.
O bom vendedor é aquele que conhece seu ramo e se prepara para atender as necessidades do seus clientes, por intermédio do fornecedor a quem representa.
Assim, resolvi escrever algumas páginas sobre o assunto. No meu caso, mais especificamente sobre a venda de Softwares. Estou publicando no meu blog (veja abaixo).
Escrevi apenas a primeira parte. Mais duas partes virão em breve.
Agradeceria críticas e sugestões enquanto espero estar colaborando com a formação dos interessados.
* Gilberto Alves atuou muitos anos na área de Marketing e Gestão de Recursos Humanos. Hoje dedica-se a treinamentos e é proprietário de uma empresa de desenvolvimento de software de gestão, que inclui cursos para funcionários. Contato: gilb_alves@hotmail.com | http://gilconti2.blogspot.com.br