O Marketing é direto

Se você trabalha na área de Marketing e/ou Comunicação sabe que as pressões por resultados são cada vez maiores. A cada campanha os empresários esperam por milagres maiores com verbas menores. Mas isto sempre foi assim. Com maior ou menor intensidade a busca por maiores e melhores resultados faz parte da história da humanidade. Lamentações funcionam no sentido inverso ao dos resultados positivos e isso pode ser uma regra básica para quem quer manter contratos ou emprego.
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Felizmente o mundo descobriu que o Marketing é direto. Independentemente sob qual ângulo você focalize o Marketing, vai perceber que, cada vez mais, satisfazer necessidades é uma coisa particular, individual, compartilhada somente com autorização. Afirmar que precisamos adotar CRM, ou algo semelhante, é a mesma coisa que dizer que precisamos atender às necessidades específicas de cada cliente. Se isso for mesmo importante e verdadeiro, podemos dizer que não há mais Marketing, exceto o direto.
Pesquisar o consumidor é uma ação direta. Você trata o grupo de entrevistados como amostra, mas entrevista um a um. E os painéis? Cada um fala por um tempo, ou emite sua própria opinião, concordando ou discordando, argumentando de acordo com o seu próprio sistema de valores. Isto é direto. Os participantes de grupos de focalização são escolhidos a partir de um esforço de comunicação direta.
Definir canais de distribuição? Nunca vimos uma explosão tão imensa e tão compartilhada de canais de distribuição. Usemos como exemplo o mercado dos telefones celulares, dos equipamentos de som, dos óculos, de confecções e das máquinas fotográficas. O canal é a sua casa. Você é o canal. Você dá um passo e o produto está ali. Isto é direto.
E sobre preços? Você abriu os sites que vendem produtos diversos? Você foi aos hipermercados de diferentes bandeiras mais próximos de sua casa? Se você respondeu “sim” a qualquer uma das questões anteriores já sabe que os preços para itens iguais podem ser muito diferentes em diferentes pontos de venda. Eles têm relação com a lógica de preços do público-alvo de um canal. Nestes casos a resposta direta é a compra propriamente dita ratificando o valor-canal.
Sobrou o composto de promocional, mas hoje ficou claro que os meios de comunicação de massa só devem ser acionados em situações específicas. São ferramentas importantes para construção e desenvolvimento de marca e também para campanhas promocionais de larga abrangência. Isto é pouco direto, mas até na comunicação de massa, cada vez mais, há também um apelo por uma resposta. Ela se dá pela utilização de algum meio que permita a comunicação direta, seja telefone ou Internet. Já se você precisar comunicar com um grupo específico deve encontrar um meio massivo segmentado, ou fazer comunicação direta. Há centenas de possibilidades, tudo depende do objetivo que se tem, mas neste caso a melhor opção é o Marketing Direto.
No século XXI o Marketing é muito mais direto porque você precisa saber exatamente o que aconteceu com sua comunicação e vai ser cobrado por resultados. Sem achismos, porque o retorno deve ser estatisticamente medido. E de sobra você precisa saber, quem comprou, o que comprou, onde comprou, quando comprou, com quem comprou e porque comprou, de ideias a automóveis e isto só o Marketing Direto pode oferecer.
Fonte: Jorge Márcio, Administradores

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