Não dê mesada: 10 dicas para seu filho virar empresário
Criança tem de brincar, mas também pode aprender desde cedo a ter uma visão de empresário. O UOL traz 11 dicas para os pais estimularem o empreendedorismo desde o começo. A lista foi elaborada por João Kepler, conselheiro da Anjos do Brasil, entidade de fomento ao investimento-anjo, e autor do livro “Educando Filhos para Empreender”.
Ser empreendedor é muito mais do que simplesmente abrir o seu próprio negócio, segundo o especialista. “Quem adota um estilo de vida empreendedor tem uma postura diferente diante da vida.”
“Na minha casa, por exemplo, eu não dou mesada. Ela deixa a sensação de ter garantido alguma coisa, um fixo por mês, quando na realidade isso não existe na vida empreendedora. Dou dinheiro suficiente para eles irem à escola e e realizarem outras atividades, mas eles não contam com um valor fixo por mês”, diz o consultor.
1. Crie um ambiente empreendedor em casa
Faça a criança participar de todos os acontecimentos e das decisões da casa, sejam boas ou ruins. Esta atitude vai estimula-la a ter opinião e a enxergar o planejamento das coisas, da mesma forma que ocorre em uma empresa. “Em casa, nós criamos um fundo de viagens em que todos colaboram com um valor mensal. A ideia é unir a família para atingirmos nossos objetivos.”
2. Fale sobre os problemas
Seja aberto e converse sempre com a criança sobre os problemas que a família está passando e, principalmente, algo que a está incomodando. Questione-a e chame sua atenção para que ela comece a perceber oportunidades até nas dificuldades.
3. Não dê mesadas
Não dê dinheiro ou coisas materiais para compensar nada que a criança faça. Ele cita como exemplo a própria família. Seus três filhos, de 12, 15 e 17 anos, já tocam os seus negócios próprios.
“A Maria, a caçula, vende cupcake, churros e brigadeiros na escola. A televisão do quarto dela foi comprada com o dinheiro dela. O Davi, de 15, tem uma start-up um site para os pais comprarem o material escolar dos filhos e no qual as escolas podem cadastrar sua lista de materiais. Theo, o mais velho, tem uma produtora de eventos.”
De acordo com Kepler, alguns pais têm vergonha de deixar o filho vender coisas no prédio ou na escola e demonstram isso para ele. “Esta atitude pode criar um bloqueio nele no futuro.”
4. Mostre que não há estabilidade financeira
Não deixe que seu filho saiba que a “herança” dele será suficiente para deixá-lo totalmente tranquilo e acomodado. “Lá em casa, por exemplo, eles sabem que todo o meu dinheiro está investido em novas start-ups, que podem ou não dar certo. Eles não têm garantia nenhuma de que terão herança, por exemplo.”