Marketing é um exercício de pensamento e transpiração

Por Valmir Mondejar*
Este erro comum é cometido, e constatado, ao você perguntar a um empresário como ele irá se comunicar com o seu mercado, promover o seu produto, dar uma boa visibilidade em relação à sua concorrência (lembre-se que ela está lá sempre). A resposta será (com olhos arregalados): “Marketing” (como se marketing fosse uma ….entidade, uma espécie de vodu). Como se apenas pronunciar a tal palavra fosse suficiente para evocar forças poderosíssimas.
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O simples fato de se afirmar, no plano de negócios, que uma série de ações inovadoras e agressivas de marketing estão previstas não faz com que o universo conspire a favor do sucesso de seu projeto.
Esqueça. Marketing não é sinônimo de esperteza e nem tampouco abre as portas do Valhalla!
O capítulo marketing de seu plano de negócios é onde você vai ter que convencer sobre sua capacidade de transformar um bom modelo de negócio em algo que o mercado vai entender e adotar. Você não pode escapar de uma reflexão clara, estruturada e profissional sobre a organização desta parte de sua atividade. Se o projeto fosse lançar um satélite: como você vai lançá-lo, por que ele vai ficar no ar e como ele irá retransmitir as comunicações.
E não se surpreenda: o que se espera é que você crie este encadeamento. Portanto, temos de ser capazes de sermos críveis. E para não te deixar perdido no meio do tema, sugiro um check-list (que muito provavelmente não encerra o assunto):

  • Como você segmentou este mercado para então se comunicar com ele?
  • Qual a modalidade de comunicação que você vai eleger para cada segmento?
  • Qual a mensagem principal para cada segmento (benefício ao cliente, valor adicionado … ) ?
  • Como é que você vai permitir o nascimento de uma marca em torno de seu negócio, de quem você é?
  • Quais recursos você vai alocar a essas operações (tempo, pessoas, parceiros, dinheiro ) ?
  • Quais são seus os principais parceiros ?
  • Como você medirá seu público ?
  • Qual é o custo de aquisição de um novo cliente ?
  • Qual é o tempo de retenção e a taxa de perda provável estimada ?

Eu sei que fiquei no universo das generalidades, mas há uma boa chance que você tenha uma visão muito mais precisa sobre seu projeto ou mercado para enriquecer esta lista.
O essencial é você não considerar o marketing como uma operação de magia negra.
valmir-mondejar
 * Gerente Geral na ERC Ltda – Mentoring & Management. Vasta experiência na elaboração e apresentação de palestras e seminários. Contato: valmirmondejar@ercltda.com.br
 

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