Empreendedorismo sem vendas = fracasso

3 em cada 4 brasileiros desejam empreender, mas na prática poucos o fazem. E muitos dos que se lançam em direção aos grandes sonhos da sua vida cometem um erro mortal ao negligenciar a importância do elemento “Venda” em sua estratégia e plano de negócios.
empreendedor-vendas-fracasso
Por mais brilhante e viável que seja uma ideia para um pequeno, médio ou grande empreendimento, ela irá prescindir de pessoas muito apaixonadas, muito capacitadas e muito conhecedoras das principais habilidades, atitudes e comportamentos que caracterizam os Vendedores Vencedores (meu livro) para que consigam desta forma vender suas ideias, produtos, serviços e soluções e assim transformar seus grandes sonhos em realidade.
Sim, o principal elemento responsável pela transformação do sonho do empreendedor em realidade chama-se Venda! Se o produto, serviço ou solução não tiver viabilidade comercial, o empreendimento irá fracassar e engrossar a lista das micro e pequenas empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida (dados do Sebrae, que é outra fonte fantástica para a ampliação e a aquisição de inúmeros novos conhecimentos para os milhares de empreendedores brasileiros).
Todo bom empreendimento carece de uma série de componentes que incluem dentre outros:

  • A definição de um modelo de negócios viável;
  • A estruturação do negócio;
  • A definição da estratégia de lançamento (“go to market”);
  • A montagem de um time vencedor com competências e habilidades complementares;
  • O correto posicionamento da empresa e dos seus produtos, serviços e soluções;
  • A construção de um modelo econômico-financeiro sustentável e que tenha atratividade aos olhos dos investidores externos;
  • A potencial busca de capital externo para viabilizar o crescimento mais acelerado e até a potencial abertura de capital em um futuro próximo;
  • A delicada e crucial fase de execução do negócio.
  • É interessante revisitar cada um dos pontos acima e buscar uma conexão de cada um deles com a seguinte questão: “Esta ideia, produto ou solução tem potencial de venda e a minha proposta única de valor (USP – Unique Selling Proposition) é realmente única?”

Se a resposta for incerta ou se os questionamentos forem maiores do que a certeza de que aquele empreendimento x ou y poderá de fato mudar o mundo, ajudar milhares de pessoas a realizar seus sonhos e solucionar seus problemas, daí meu/minha caro(a) amigo(a) sonhador(a) e empreendedor você tem um grande problema!
Já disse isso aqui e agora reforço: você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se ela não tiver viabilidade comercial ou se você não souber como transformá-la em um grande sucesso de vendas, o seu empreendimento estará fadado a deixar de existir.
Por isso mesmo, eu reforço uma vez mais o quão fundamental é a Área de Vendas para todo e qualquer empreendimento seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos sobre as habilidades, técnicas, comportamentos, tendências e novidades que estejam relacionadas ao mundo das Vendas. Compre livros, participe de palestras e cursos, converse com especialistas, use a Internet com sabedoria para ampliar seus conhecimentos sobre vendas e acima de tudo seja sempre o grande Vendedor da sua ideia e do seu sonho!
Aliás, uma dica que sempre dou em minhas aulas, cursos e palestras: Não “esteja” Vendedor! “Seja” Vendedor! Ou melhor, seja um “Empreendedor Vendedor”.
Fonte: José Ricardo, Administradores

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