Dicas para se tornar um grande influenciador

Há uma mudança radical acontecendo. Estamos vivenciando a necessidade pensar em sustentabilidade, em inovação, em cultura, em capital intangível, na colaboração e no uso da tecnologia com um maior enfoque no indivíduo mais intensa do que em qualquer outro momento da história. Todos os grandes influenciadores da atualidade promovem e incentivam de alguma forma esses ideais.
como-ser-um-grande-influenciador
Nunca houve um melhor momento para se tornar reconhecido como um influenciador no seu segmento ou em todo o mercado. A internet é a responsável por ampliar o alcance das mensagens.
Mas, atenção; ser influente não quer dizer popularidade ou ser confundido com alguém popular. Influenciar pessoas nos dias de hoje se baseia em comunicação, compartilhamento, engajamento, conhecimento e, claro, na relevância social. Portanto, o que importa não é o número de seguidores, mas a quantidade de pessoas engajadas que replicam ou comentam o que você fala.
Ou seja, para se tornar influente não importa apenas o número amigos que você acumula. A medição da influência é baseada principalmente no que você posta, no seu conteúdo e no impacto deles. Não precisa ser uma celebridade, um político ou uma personalidade para ser considerado influente. Qualquer um pode ser, desde que busque a assertividade entre a informação correta, no lugar certo, no canal adequado, com o timing e momento ideal e para as pessoas e audiência certas.
Partindo dessas premissas, deixo aqui 5 dicas para se tornar um ótimo influenciador:
1. Inovação
Uma qualidade que todos os influentes possuem é ter uma visão nova ou diferente em sua especialidade. É difícil se tornar um influenciador seguindo a mesma linha e ideias de todo mundo. É preciso ser visionário, formular suas próprias teses, ter uma boa argumentação e posicionamento sólido sobre os assuntos, iniciar movimentos, criar hashtags atuantes, promover um impacto real, fazendo a diferença em um mercado já existente, além de criar ou apoiar soluções para problemas.
2. Comportamento
Os influenciadores têm uma forma de interagir com seus seguidores que reforça a sua autoridade percebida e a marca pessoal dentro do seu segmento. Eles mostram, de alguma forma, conhecimento, assertividade, credibilidade e coerência. São formadores de opinião, não têm medo de serem copiados e geralmente são apaixonados pelo que fazem. Passam uma imagem positiva, além de serem atentos aos sentimentos dos outros e na percepção de agregar valor para a vida e para os negócios das pessoas. Mas atenção, cuide para que suas atitudes não testemunhem contra você. O exemplo influencia mais do que as palavras!
3. Promover a suas ideias e fazer curadoria
A melhor maneira de influenciar um grande grupo de pessoas é começar a promover as suas ideias. Escrever artigos, trabalhar os seus perfis nas redes sociais, criar uma comunidade para começar a testar as suas ideias e receber feedback. Minerar dados, informações e conteúdo, fazer curadoria e repassar aos seus seguidores. Desenvolver uma audiência é algo que cada influenciador deve dominar.
4. Mantenha-se no topo da indústria de notícias
Os melhores influenciadores têm que se tornar fontes. Para isso, precisam saber tudo o que está acontecendo em seu mercado e manter-se atualizados, mesmo quando já alcançaram o status de grandes influenciadores. Cada um precisa se relacionar com mais pessoas, seguir outros influenciadores, frequentar eventos e ser acessível. Saber sobre o seu mercado irá ajudá-lo a formular planos para se manter influente e no topo.
5. Mantenha relacionamento com outras pessoas influentes
Siga e mantenha contato com pessoas influentes. Comente e compartilhe conteúdo de influenciadores no seu seguimento, tente criar um relacionamento, afinidade, sinergia e reciprocidade. A ideia aqui não é puxar o saco, mas criar um ambiente de persuasão (no bom sentido) onde você possa ser notado e ter sua mensagem e bom conteúdo (se tiver, obviamente), também compartilhados e impulsionados por eles.
O exercício fundamental para ser influenciador, além dessas dicas, é se perguntar: “qual a imagem e percepção de valor que as pessoas e o mercado tem de você hoje?”. Tente descobrir isso para saber ajustar a sua postura.
Pois bem, o influenciador é alguém que passa informações, insights e opiniões que são levados em consideração por quem recebe aquele conteúdo em meio a tantos posts e mensagens publicadas diariamente. É uma voz que se destaca na multidão. Resumindo, ele sabe despertar a paixão nos outros, entusiasmar e envolver sem esquecer a ética e a boa conduta.
Seguir essas dicas não é fácil, mas você poderá ver seus resultados e influência irem além do que você já imaginou ser possível. Na verdade, o próximo líder influente no seu segmento pode ser você. Go Go Go!
Fonte: Débora Martins, Administradores

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.