Como vender cosméticos para as classes C e D

cosmeticos2Pesquisa mostra o que o consumidor de baixa renda leva em consideração no momento da compra.
Os fatores preponderantes na escolha dos produtos de beleza para 180 consumidores das classes C, D e E da cidade de São Paulo são influenciadas por quatro grupos de referência distintos: marketing, amigos, profissionais e especialistas.
O estudo
Após traçar o perfil e estudar o comportamento do consumidor de baixa renda no mercado de cosméticos na cidade de São Paulo, foi possível identificar os fatores que influenciam este tipo de consumidor no processo de compra desse mercado.
Na aplicação dos questionários, para coleta de dados, ressaltou-se o fato dos consumidores darem preferência a produtos pelo design da embalagem e não pelo preço acessível. Isto demonstra que esse consumidor, ao contrário do que se imaginava, não se apega ao preço do produto, mas atenta-se a qualidade, variedade e embalagem do que esta sendo consumido.
Os consumidores das classes C, D e E possuem hábitos que comprovam a importância que dão a produtos que ressaltam a beleza tais como o uso diário de perfume, hidratante corporal, esmalte e maquiagem.
Concluiu-se que os hábitos de uso e compra de cosméticos, sofrem influência de grupos de referência distintos – marketing, amigos e familiares, profissionais e especialistas em cosméticos – sendo que os de maior importância são as ações de marketing das empresas.
Conclui-se também que os consumidores de baixa renda se sentem excluídos da sociedade e buscam produtos que ofereçam a idéia de inclusão, de um sentimento de pertencimento, diferentemente da classe alta que gosta de serviços e produtos exclusivos.
banner-shopping-300x300Como foi identificado, o mercado de cosmético esta em grande expansão no Brasil e, vem fazendo parte dos hábitos de consumo da baixa renda, superando as expectativas das empresas já inseridas no mercado. Isso abre espaço para que novas empresas entrem no mercado brasileiro com o mesmo objetivo de suprir os novos gostos e desejos do consumidor das classes C, D e E. Tal pesquisa pode ser utilizada por empresas do mercado de cosméticos para identificar as necessidades do consumidor de baixa renda, obtendo dados de mercado específicos para lançar um novo produto ou uma nova linha de produtos focada no público alvo que se pretende alcançar.
pdf_icon
Baixe aqui o estudo completo.
 
Fonte: Martha Mendes, Sebrae

2 Comentários

  1. Rodrigo 4 de dezembro de 2013 Resposta

    Boa tarde…
    Não consegui baixar o estudo completo.
    Sou Graduado em Marketing e gostaria de ter acesso.
    Grato.
    Rodrigo Garla.

    • @DivulgarAgencia 4 de dezembro de 2013 Resposta

      Olá, Rodrigo!
      Já atualizamos o link para baixar o estudo. Obrigado por ter nos avisado da falha.
      Abç!

Deixe um comentário para Rodrigo Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.