agenda

Como aumentar as vendas com datas comemorativas no e-commerce?

Assim como em todo o comércio, as datas comemorativas são fundamentais para impulsionar as vendas de um e-commerce. E, se bem exploradas, elas podem contribuir muito para o crescimento da empresa como um todo. No Brasil, nos últimos anos, três datas se consolidaram como as mais importantes do calendário do varejo: Natal, Black Friday e o Dia das Mães.

Para saber como aproveitar bem as datas comemorativas no e-commerce, aqui estão algumas dicas:

Faça um planejamento anual

Com o início de um novo ano, sua empresa também inicia um novo ciclo e, para alcançar as metas que você deseja, um planejamento bem preparado é essencial. Estruture um planejamento de todas as datas que você quer trabalhar na sua loja. Para definir essas ações, é preciso pensar em alguns fatores:

Pense no seu público: conheça ao máximo quem são as pessoas que compram seus produtos. Pesquise interesses e esteja atento às novidades que podem atrair potenciais clientes. Sabendo quem você quer atingir, sua comunicação fica assertiva e consequentemente seus resultados mais satisfatórios.

Defina produtos: quais os produtos que você irá trabalhar em cada data? No dia das mães, por exemplo, é preciso escolher itens que se enquadram como presente. Com isso definido, algum tempo antes você poderá preparar seu estoque e organizar sua logística.

Pense em ações: estruture ideias de quais ações sua loja fará em cada data comemorativa. A partir do estudo do público e da escolha de produtos, crie campanhas para os diferentes dias. Promoções, concursos, descontos e outras ações que irão chamar a atenção dos consumidores.

Nesse primeiro momento também vale levar em conta o que deu certo ou não no ano anterior. Além disso, busque referências na concorrência e em lojas no exterior. A parceria com outras empresas também pode ser muito bem-vinda.

Divulgue para vender

Com o planejamento em mãos, você já pode começar a trabalhar as próximas datas. Para um e-commerce é sempre bom iniciar a divulgação de uma campanha com um bom tempo de antecedência, isso porque você precisa garantir que o comprador receberá o produto antes da data.

No seu site, crie banners que remetem à data e às promoções que você quer divulgar. Ao acessar a loja, o consumidor já é impactado pela imagem promocional da data. Além disso, procure divulgar sua campanha nas redes sociais e em outros canais de relacionamento com o cliente, como o e-mail.

Uma boa dica é trabalhar a expectativa do consumidor para as ofertas especiais. Você pode enviar e-mails mostrando os produtos com desconto e liberar a venda com antecedência e exclusividade para os consumidores cadastrados. Criar a ideia de escassez também pode gerar bons resultados, já que os clientes acabam optando por comprar com receio de que o produto acabe ou a promoção chegue ao fim.

Cuide da infraestrutura do e-commerce

Nas datas comemorativas o tráfego nas lojas virtuais costumam aumentar consideravelmente. Por esse motivo, muitas lojas saem do ar em datas importantes. Assim, é fundamental preparar a infraestrutura do site para não surpreender de forma negativa os usuários, nem comprometer a experiência deles em comprar na sua loja.

Quando falo de infraestrutura, estou tratando de diversos fatores que garantem um funcionamento adequado do site. Além da plataforma utilizada para a construção da sua loja, outros elementos completam a engrenagem que faz sua loja operar:

Domínio: é o nome do site e como os consumidores irão localizá-lo.

Hospedagem: é um espaço no servidor que armazena os arquivos que fazem parte do seu site, deixando-o acessível na internet.

Firewall: um dispositivo de segurança que monitora o tráfego que entra e sai da sua rede.

Gateway de pagamento: serve para transmitir os dados de pagamento trocados por clientes e empresa.

Suporte de atendimento: serviço que irá atender os consumidores durante a compra, seja para tirar dúvidas ou resolver problemas.

Cada fator tem sua importância na operação do seu e-commerce. Um descuido em um deles pode deixar seu site fora do ar e comprometer todas suas vendas durante uma data especial, levando por água abaixo o seu planejamento. Por isso, fique atento a cada detalhe, principalmente em como irá atender os seus consumidores durante e após as compras, o que nos leva a mais uma dica.

Não esqueça do pós-vendas

Em datas comemorativas como o dia das mães, dos pais ou dos namorados é muito comum a venda de presentes. E quando falamos de presente, precisamos lembrar de uma palavra que praticamente anda junto: troca. Estar preparado para a famosa troca de presentes é também uma forma de surpreender os seus clientes e manter a ideia de bom atendimento que ele criou ao adquirir o produto.

Prepare sua equipe para que eles realizem um bom atendimento do começo ao fim e saibam como lidar com os problemas que podem aparecer. Um exemplo é o atraso na entrega de um produto devido ao aumento no número de pedidos, isso pode gerar uma situação ruim com o cliente que espera receber a compra antes da data comemorativa. Com uma equipe bem instruída, fica mais fácil contornar o problema e garantir uma experiência positiva no atendimento do cliente.

Fonte: E-CommerceNews

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.