Boa Comunicação Facilita as Negociações

Por Soeli Oliveira*
Saber ouvir é o segredo de uma boa comunicação. Infelizmente poucos negociadores são bons ouvintes e perdem com isto, uma boa oportunidade de fazerem melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal lembra apenas de 50% do que foi comunicado. Seja diferenciado: ouça agressivamente!

Para negociar, é preciso saber se comunicar. A comunicação nem sempre ocorre como esperamos. Muitas vezes as informações são transmitidas de forma confusa, com omissões ou deturpações de linguagem. Existem barreiras que podem impedir a transmissão das informações de forma correta. Bons negociadores sabem que uma comunicação clara e correta é fundamental para a realização de bons negócios!
Os entraves são ruídos que impedem ou prejudicam a boa comunicação entre as pessoas ou grupos. Os especialistas em comunicação relacionaram diversos fatores que interferem ou impedem uma boa comunicação, que são:
– As barreiras pessoais e emocionais. Envolvem idéias pré-concebidas, preconceitos, motivação, sentimentos pessoais ou problemas individuais.
– Barreiras físicas. São as interferências oriundas do meio, tais como local barulhento, interrupções geradas pelo telefone ou por outras pessoas.
– Barreiras semânticas. São problemas de interpretação das palavras, gestos e sinais utilizados, em virtude da cultura e dos conhecimentos dos envolvidos.
– Omissões. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação não são transmitidos, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro.
– Distorções. Alterações ou modificações que a mensagem sofre, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro.
– Sobrecarga. Quando o volume de informações é excessivo.
Além dos fatores relacionados com a comunicação, três outros entraves são apontados como críticos nas negociações:
O Descontrole das Emoções
Para negociar bem, é fundamental controlar as emoções. Uma das principais causas de impasses ou de acordos inadequados é o descontrole emocional.
A Falta de Confiança Mútua
Com desconfiança as negociações são lentas e cautelosas, necessitando de comprovações e garantias. Lembre-se: sem confiança, os acordos alcançados ficam difíceis de ser implementados e mais vulneráveis no futuro!
As Metas Incompatíveis
Quando as metas iniciais de cada negociador estão muito distantes uma da outra, o processo muitas vezes é prejudicado ou nem se inicia.
Dicas para uma boa Comunicação
– Preocupe-se com o local adequado para negociar;
– Evite que problemas pessoais e idéias preconcebidas influenciem a forma como você escuta o outro negociador;
– Certifique-se de que está entendendo a mensagem que está querendo passar e vice-versa;
– Peça esclarecimentos sobre respostas muito resumidas e pergunte o que não ficou claro;
– Ouça atentamente sem interromper a linha de raciocínio do outro. A interrupção além de indicar falta de educação
impede um precioso fluxo de informações;
– Fique atento à comunicação não verbal. Observe se o que está sendo dito é compatível com a mensagem que o corpo do outro negociador está enviando.
É Preciso Ser Ético Acima de Tudo
Ética envolve o respeito aos valores pessoais e sociais nas atitudes dos seres humanos. É respeitar suas as crenças e valores da sociedade. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros, é estar tranqüilo com a consciência pessoal.
Nas negociações, observe três aspectos em relação à ética:
. Minha visão (posso dormir tranqüilo?)
. Visão da sociedade (é aceito?)
. Leis e normas (é legal?)
soeli de oliveira
* Consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.