A experiência do consumidor: Por que investir em relacionamento?


Uma das grandes mudanças da era digital é a relação da marca com o consumidor. Essa mudança precisa ser conhecida, e inserida dentro da estratégia de marketing da empresa. Afinal, engajar o consumidor na causa da empresa significa proporcioná-lo uma melhor experiência. E uma boa experiência propicia boas avaliações e fidelização.
Atualmente, o consumidor paga com atenção e tempo – e isso vale mais do que o dinheiro. O ponto negativo aparece quando ele gasta esses bens finitos e tão valiosos e, ainda assim, não tem uma experiência funcional ou agradável.
Por isso, o desafio das empresas é oferecer uma experiência incorporada ao produto ou serviço.
Com isso, surge o “Experience Business”: conceito que leva marcas a investirem em gestão de experiência para seus consumidores. Relacionamento é a palavra de lei. Afinal, uma empresa que cria um relacionamento se torna relevante para seu público.
Desenvolver experiências mexe com sentimentos, emoções e sonhos. Para isso, é preciso pensar nos objetivos e na cultura da empresa.
E se você um dia se perguntar: “De que forma posso saber como foi a experiência do cliente com a minha marca? ”. Lembre-se: uma experiência positiva acontece quando o cliente tem uma história para contar.
Como as experiências beneficiam meu negócio?
Convenhamos: um atendimento de qualidade ou cumprimento de prazo são requisitos básicos para um negócio. Porém, se sua empresa quer oferecer uma experiência, você deve pensar além dessas ações.

A experiência do seu consumidor deve ser inesquecível. Quando sua marca vende um momento, seu consumidor se torna promotor do seu negócio, divulgando-o por conta própria, e falando de seus produtos e serviços, tanto em redes sociais, quando por indicações pessoais.

Além disso, um consumidor que passou por uma boa experiência se sente muito mais apto a voltar a fazer negócio com a mesma loja, o que gera fidelização.
Como fazer isso?
Para oferecer uma experiência única para cada consumidor, é necessário tratar cada um de maneira personalizada. Crie conteúdos personalizados de acordo com a realidade de cada consumidor. Além disso, tenha um programa de gestão de experiência do cliente. Monitore satisfação e avaliações feitas a respeito da sua empresa.
Uma experiência de sucesso deve ser descomplicada e evitar o stress. Uma boa experiência em loja virtual, por exemplo, deve ter informações claras, ser intuitiva e falar diretamente com o consumidor, proporcionando relacionamento.
Coloque o consumidor no controle do processo. Estar no controle de tudo é uma necessidade humana e, quando sua empresa faz isso, proporciona satisfação do desejo do usuário. Uma loja virtual que permite personalização, por exemplo, cria uma boa experiência, e fornece sensação de controle.
Vá além da venda: pense no objetivo do seu cliente. Desta maneira, você pode verificar se a experiência que ele recebeu está de acordo com seus objetivos e, desta forma, se ele tem propensão ou não a fechar um negócio com sua empresa novamente.
Com isso, concluímos que investir na experiência do consumidor pode influenciar positivamente o posicionamento da marca do seu negócio. O relacionamento pode ser o ponto forte da sua marca: basta incluir essa estratégia em seu plano de marketing e vendas.
 
Fonte: E-commerce News
 

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