A experiência do consumidor: Por que investir em relacionamento?
Uma das grandes mudanças da era digital é a relação da marca com o consumidor. Essa mudança precisa ser conhecida, e inserida dentro da estratégia de marketing da empresa. Afinal, engajar o consumidor na causa da empresa significa proporcioná-lo uma melhor experiência. E uma boa experiência propicia boas avaliações e fidelização.
Atualmente, o consumidor paga com atenção e tempo – e isso vale mais do que o dinheiro. O ponto negativo aparece quando ele gasta esses bens finitos e tão valiosos e, ainda assim, não tem uma experiência funcional ou agradável.
Por isso, o desafio das empresas é oferecer uma experiência incorporada ao produto ou serviço.
Com isso, surge o “Experience Business”: conceito que leva marcas a investirem em gestão de experiência para seus consumidores. Relacionamento é a palavra de lei. Afinal, uma empresa que cria um relacionamento se torna relevante para seu público.
Desenvolver experiências mexe com sentimentos, emoções e sonhos. Para isso, é preciso pensar nos objetivos e na cultura da empresa.
E se você um dia se perguntar: “De que forma posso saber como foi a experiência do cliente com a minha marca? ”. Lembre-se: uma experiência positiva acontece quando o cliente tem uma história para contar.
Como as experiências beneficiam meu negócio?
Convenhamos: um atendimento de qualidade ou cumprimento de prazo são requisitos básicos para um negócio. Porém, se sua empresa quer oferecer uma experiência, você deve pensar além dessas ações.
Além disso, um consumidor que passou por uma boa experiência se sente muito mais apto a voltar a fazer negócio com a mesma loja, o que gera fidelização.
Como fazer isso?
Para oferecer uma experiência única para cada consumidor, é necessário tratar cada um de maneira personalizada. Crie conteúdos personalizados de acordo com a realidade de cada consumidor. Além disso, tenha um programa de gestão de experiência do cliente. Monitore satisfação e avaliações feitas a respeito da sua empresa.
Uma experiência de sucesso deve ser descomplicada e evitar o stress. Uma boa experiência em loja virtual, por exemplo, deve ter informações claras, ser intuitiva e falar diretamente com o consumidor, proporcionando relacionamento.
Coloque o consumidor no controle do processo. Estar no controle de tudo é uma necessidade humana e, quando sua empresa faz isso, proporciona satisfação do desejo do usuário. Uma loja virtual que permite personalização, por exemplo, cria uma boa experiência, e fornece sensação de controle.
Vá além da venda: pense no objetivo do seu cliente. Desta maneira, você pode verificar se a experiência que ele recebeu está de acordo com seus objetivos e, desta forma, se ele tem propensão ou não a fechar um negócio com sua empresa novamente.
Com isso, concluímos que investir na experiência do consumidor pode influenciar positivamente o posicionamento da marca do seu negócio. O relacionamento pode ser o ponto forte da sua marca: basta incluir essa estratégia em seu plano de marketing e vendas.
Fonte: E-commerce News