Pense diferente, aja diferente e destaque-se na multidão

Por Valmir Mondejar*
Procure se lembrar de sua infância, entre amigos, na escola: houve certamente um momento onde foi a pessoa que os outros olhavam, falavam e que de alguma forma você era “diferente dos outros”. É possível que alguns destes momentos ou situação você não gostaria de lembrar…
pense-diferente
Naquela época fazíamos um esforço para não nos diferenciarmos. Nos vestíamos da mesma maneira, cabelos, modos de falar, o que comer e beber. Mas agora, estamos em um ambiente profissional.
Pense agora nos primeiros meses de sua primeira atuação profissional. Voce também buscou não se diferenciar, buscou compreender e se integrar ao ambiente reproduzindo alguns jargões, modo de se vestir.
Aqueles que hoje tomam decisões dentro das empresas são idênticos a você, eles também tiveram estes momentos em seus anos escolares ou ainda durante seus primeiros anos na atividade profissional.
Esta fobia da “diferença” em algum momento, em menor ou maior grau, influencia a todos.
Posicionamento marketing ideal não é fazer melhor o que a concorrência faz. Mas sobretudo pensar e encontrar o que ela não faz!
É possível que sua empresa faça parte de um conjunto de empresas que não se diferenciam realmente da concorrência no seu setor de atuação.
Uma forma relativamente aferir este grau de diferenciação é através da comparação entre os sites: inicie comparando os primeiros parágrafos de cada página de cada concorrente com as de sua empresa. Cubra as palavras e marcas que identifiquem as empresas. Agora, com estas páginas “anonimas” mostre a profissionais e amigos que façam parte de suas relações, clientes e fornecedores e peça para que eles procurem reconhecer quais páginas correspondem à sua empresa. Se o posicionamento de sua empresa é claro, ela será reconhecida.
Em caso afirmativo, parabéns. Seu posicionamento marketing em relação à concorrência é eficaz. Mas se não é possível reconhecer sua empresa, calma: isto não se caracteriza como um obstáculo intransponível.
Minha sugestão é que você comece por colocar as seguintes questões:
O que posso fazer que nenhum outro já esteja fazendo?
Do que meus clientes precisam e que não existe ainda?
O que posso propor como inovação, mas que já exista em outros setores?
Existe uma outra forma de apresentar minha empresa e ofertas, de entregar e faturar a meus clientes?
De que maneira posso fazer com que as relações entre minha empresa e clientes sejam inimitáveis?
É bem provável que algumas das questões acima já tenham sido total ou parcialmente respondidas. Mas agora, para que todas elas sejam respondidas de modo satisfatório, você deve coloca-las no centro de sua estratégia de marketing. E isto poderá fazer com que você comece a falar sobre coisas desconcertantes dentro de seu grupo ou empresa, coisas que nenhum outro fale nos corredores ou salas de reunião.
Claramente, de imediato, não será algo extremamente vendedor mas certamente irá coloca-lo como um elemento diferenciador dentro da organização.
Contamine seu grupo, promova o processo que você acaba de desenvolver, envolva, conquiste apoios internos, valide as eventuais soluções juntos a seus clientes. Pense e aja diferentemente se pretende se diferenciar.
valmir-mondejar
 * Gerente Geral na ERC Ltda – Mentoring & Management. Vasta experiência na elaboração e apresentação de palestras e seminários. Contato: valmirmondejar@ercltda.com.br
 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.