Sucesso: Internet facilita a busca por emprego
Quer encontrar um emprego? Procurar trabalho pela internet tornou-se uma boa opção e tem pelo menos duas vantagens — é rápida e econômica. Você pode procurar por empresas que estejam contratando e por firmas especializadas em recrutamento e seleção. Elas publicam vagas em seus sites e não cobram taxas para candidatar-se à oportunidade.
Além disso, as redes sociais também podem ser boas aliadas na busca por um emprego. Vale experimentar Linkedin, Twitter, Facebook e outros. A persistência é fundamental, pois é preciso candidatar-se, no mínimo, a dez vagas para ser chamado para apenas uma entrevista. E ser entrevistado não significa que o candidato será contratado.
Confira algumas dicas do especialista a seguir.
PERGUNTA E RESPOSTA
“Fui demitida e estou procurando emprego há seis meses. A internet pode me ajudar a conseguir uma vaga?
Amanda, Copacabana
Olá Amanda! A internet tornou-se uma boa fonte de empregos. Nela pode-se encontrar a vaga tão esperada, aprender a fazer o currículo e até como se comportar na entrevista de seleção. Mas é essencial dedicar-se diariamente às pesquisas e consultas, até ser chamada para as entrevistas.
Você pode começar digitando “vagas na internet” em um site de busca, por exemplo, o Google. O resultado listará várias páginas oferecendo oportunidades de emprego. Depois é só visitá-las em busca da vaga que mais se adeque ao seu perfil. As páginas das principais redes sociais como o Linkedin, Twitter, Facebook, das firmas especializadas em recrutamento e seleção e das empresas de seu interesse também merecem ser consultadas.
O Linkedin oferece vagas com sistema de busca. E, para sua procura por emprego ter maior alcance, você pode divulgar seu currículo resumido no Twitter ou Facebook. Informe que está em busca de oportunidades, mas se o seu perfil for muito informal, é aconselhável criar outro para uso estritamente profissional.
Nos sites das empresas especializadas em seleção ou de empresas específicas de seu interesse, as principais formas de participar dos processos seletivos são: preencher formulário disponibilizado no site ou enviar currículo por e-mail. Nos dois casos você precisará informar dados pessoais e experiência profissional.
Antes de fornecer seus dados a qualquer site, faça uma pesquisa para certificar-se se são idôneos. Depois, lembre-se de voltar à página para renovar seu cadastro a cada seis meses com seus dados atualizados.
Para valorizar seu currículo, descreva de forma resumida cada experiência profissional, os resultados alcançados e como chegou lá. Por exemplo, “Empresa X: Elevei em 34% o volume de vendas ao mudar os canais comerciais da firma”.
Confira nossas VAGAS e boa sorte!
Fonte: Janaina Ferreira, O Dia