Como potencializar seu marketing pessoal

No passado o tema Marketing Pessoal era visto apenas como dicas para se vestir ou falar bem, ou até mesmo sobre a postura no trabalho.
marketing-pessoal
Naturalmente isto serviu para os seus pais ou até para seu irmão mais velho, e eu tenho convicção que você, um profissional antenado em novidades, quer saber muito mais sobre como potencializar o seu marketing pessoal, não é mesmo?
O que é Marketing?
É um conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados.
Marketing Pessoal é o profissional que usa praticamente a mesma coisa, só que em beneficio da própria carreira ou negócio.
Um ponto muito importante: aumente a percepção das pessoas sobre você!
Por exemplo: em Orlando na Disney em quase todas as filas dos brinquedos existem placas com o tempo médio de espera nas filas, o que mostra respeito para com os clientes, agora perceba o aumento de percepção utilizado.
Nas placas que marcam 30 minutos de espera, de fato o tempo real de espera é de apenas 20 minutos, ou seja, a Disney em respeito aos seus clientes é sempre eficaz.
Devido a utilização da placa a percepção do cliente é a seguinte: Se o tempo descrito na placa é de 30 minutos e eu faço em 20 minutos, o cliente tem a percepção de ter ganho 10 minutos o que aumenta o nível de eficácia da Disney.
Agora, se não houvesse placa alguma?
Naturalmente a percepção do cliente seria de perder 20 minutos na fila, percebeu a diferença?
Uma simples placa indicativa aumentou a percepção dos clientes na Disney.
Outro exemplo foi a de uma cliente de Coaching que foi recentemente contrata como Coordenadora de Logística de uma grande multinacional, por se tratar de uma fabrica havia um crença instalada – “As mulheres não se maquiavam” – como ela era nova no departamento decidiu não comprar a crença existente e muito pelo contrario, decidiu influenciar positivamente todas as demais mulheres a usar uma maquiagem básica. Semanas depois quase todas as mulheres do departamento se cuidam muito mais e naturalmente as relações humanas se elevaram dentro do departamento.
Agora, vou apresentar algumas competências a serem desenvolvidas para ampliar o seu marketing pessoal:
– Decisão: Saber decidir é muito importante em todas as áreas da vida, e não é diferente no que diz respeito ao Marketing Pessoal, justamente pois novas rotinas e atividades você terá que fazer, como fazer a barba mais vezes no caso do homens ou mesmo se maquiar para as mulheres.
– Confiança: Passar confiança para as pessoas do trabalho, relacionamento, grupos sociais é mais do que necessário. O simples ato de sorrir em uma reunião ao abordar um assunto de seu conhecimento passa muito mais confiança.
– Emoção: Saber controlar as emoções positivas como a de uma promoção, viagem, carro novo, são fáceis. Agora, imagine você ao sair de uma reunião de feedback onde foi um verdadeiro balde de agua fria, e imediatamente após você precise conduzir uma reunião muito importante, desafiador não é mesmo? Neste caso procure um local isolado por um minuto que seja, respire profundamente e pense no momento de maior alegria e felicidade em sua vida, pense ouça e sinta tudo o que aconteceu neste dia tão especial, respire profundamente novamente, e agora sim se prepare para a próxima reunião e eleve sua performance.
– Comunicação: Saber se comunicar mais e melhor é fundamental em seu Marketing Pessoal, é importante saber que existem várias técnicas para elevar a sua comunicação como por exemplo, a oratória, retórica, teatro, preparação de voz. Invista em uma destas áreas para exercitar o que o Prof. Albert Mehrabian (Univ. da Califórnia) divide em 3 grandes áreas. Comunicação = 7% palavras, 38% recursos vocais e 55% fisiologia.
– Networking: Como falar de marketing pessoal sem falar do Network não é mesmo? No começo era apenas dentro do mundo corporativo para troca de idéias em relação as competências técnicas entre os departamentos, e agora está na moda, fazemos networking em todos os lugares.
Estas são algumas competências que vão somar a tudo o que você já conhece sobre Marketing Pessoal, agora o importante é sair da teoria e colocar tudo em prática, com o tempo você poderá medir a percepção das pessoas sobre você.
Fonte: Manoel Júnior, Administradores

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.