20 Dicas de Marketing para Pequenas Empresas.
Como utilizar estratégias de marketing online para a sua pequena empresa? É possível atuando sozinho? Esta é uma dúvida para muitos empreendedores, afinal, são milhares de ferramentas disponíveis. E dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil.
Os recursos são mais limitados e a margem para erros é bem menor. Esse é o fator que torna a internet a solução econômica e eficiente para micro e pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade do seu negócio.
Você já usa a internet para vender mais
A internet já não é mais novidade. Diariamente, fazemos uso de e-mail para negócios, acessamos sites, conversamos com clientes por chats, compramos em lojas virtuais, utilizamos as redes sociais.
Porém, por tê-la incorporado às nossas vidas tão rapidamente, esquecemos às vezes que esses usuários presentes na internet, também são nossos clientes e consumidores. Mais do que navegar na internet, os usuários estão ditando regras e tendências, moldando a relação dos consumidores com as marcas.
O grande barato da web é que ela proporciona a chance de o pequeno competir saudavelmente com o grande, com as mesmas ferramentas e estratégias.
Por isso, você deve aproveitar a Internet para o seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou recursos e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes por meio de uma estratégia coerente, eficiente e eficaz.
Dica 1: Pesquise as oportunidades
Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto.
A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem inclusive ajudá-lo a criar novos produtos.
Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.
Dica 2: Construa sua presença online
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente!
Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.
Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.
Dica 3: Faça um plano de marketing prático
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário.
O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado.
Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.
Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial
Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região.
Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.
Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.
Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos
Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.
A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.
Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.
Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.
Dica 6: Calcule o retorno do marketing
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado.
Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento!
O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital.
Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas.
Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!
Mais 13 dicas rápidas e práticas de marketing para micro e pequenas empresas:
- Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;
- Trace um planejamento de marketing digital;
- Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;
- Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;
- Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;
- Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);
- Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;
- Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);
- Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);
- Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);
- Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;
- Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);
- Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.
Dica Bônus: Inbound marketing para micro e pequenas empresas
O inbound é o marketing de atração. Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea.
Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.
Para uma empresa com orçamento de marketing reduzido, o bom posicionamento e presença on-line pode ser a forma de competir com os grandes. E já existem diversos serviços especializados em criar conteúdo corporativo, como a Redaweb, Rock Content, Gummy e outras. Esse tipo de serviço ajuda os empreendedores que não têm braço para a produção de conteúdo.
Como escolher uma empresa de marketing?
Uma empresa de marketing digital especializada ajudará você a traçar as melhores estratégias e principalmente a executá-las. Isso economiza muito tempo e recursos do seu negócio que não precisará contar com um grande setor de marketing local para a operacionalizar e monitorar as estratégias de marketing. Além disso, terceirizar o marketing traz um novo ponto de vista de alguém inserido em vários mercados.
Mas como escolher uma boa empresa de marketing? A primeira dica é não levar em consideração apenas o valor cobrado pelo serviço. O barato, nesse mercado, pode custar caro. Então, veja as características das melhores agências de marketing para não errar nessa decisão e acabar desperdiçando dinheiro:
- Peça para visualizar os últimos relatórios de resultados dos seus clientes (marketing digital é construído com ROI e não métricas de vaidade)
- Avalie o tempo que a empresa de marketing tem no mercado
- Converse com pelo menos um dos seus clientes ativos com mais de um ano de contrato
- Visite o escritório de marketing se ele estiver perto da sua cidade
- Solicite um contrato pequeno inicial de consultoria e planejamento, depois aumente o contrato se a empresa de marketing mostrar-se efetiva
Conclusão sobre o Marketing para Micro e Pequenas Empresas
Continue aprendendo e crescendo no marketing digital.
A internet é uma arma poderosíssima, mesmo em tempos de crise. Hoje, existem 168 milhões de smartphones com acesso à internet. Isso significa que quase com certeza o seu público está online e disponível para um relacionamento com sua empresa. Para isso, você precisa estar na internet, no lugar certo, com a mensagem certa e a solução certa.
É muito importante conhecer as ferramentas, ter tempo para planejamento e execução das ações. Neste contexto, entram as agências digitais. Aliadas para as companhias aumentarem a credibilidade, fortalecer a marca e vender mais na web. Ao contratar uma agência, você delega a comunicação da sua empresa para um especialista. Assim, você foca apenas em crescer a operação do seu negócio. E essa é uma boa ideia não é mesmo?
Fonte: Odig