Os 14 maiores erros em vendas no Natal
Por Raúl Candeloro*
Fiz uma lista com 14 coisas que considero serem os maiores erros de empresas que não aproveitam o Natal para vender mais.

Como desperdiçar uma grande oportunidade: os 14 maiores erros em vendas no Natal
- Não se planejar para aproveitar melhor todas as oportunidades que o Natal oferece;
- Não envolver a empresa inteira no aproveitamento dessas oportunidades;
- Não definir claramente quais as metas de vendas para o Natal, inclusive com metas específicas por linha de produto ou serviço;
- Não criar campanhas promocionais com ‘combos’ (produtos e serviços adicionais) que agreguem valor percebido e lucrativade;
- Não criar campanhas internas de vendas com a equipe comercial e equipes de apoio;
- Não estimular a antecipação de compras por parte de clientes;
- Não utilizar as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais;
- Não ser ágil nem estar preparado em termos operacionais e de logística para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc;
- Não treinar a equipe para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc;
- Não dar aos clientes um vale-compra ou vale-desconto para estimular compras futuras / recompras;
- Não dar fazer ofertas especiais e tratamento VIP a quem JÁ É cliente;
- Não cadastrar clientes novos para contatos futuros e pós-venda;
- Não fazer o pós-venda;
- Não alinhar-se a uma causa social (responsabilidade social);
Você incluiria algo nessa lista? Comente!
Quem mais da sua empresa deveria ver essa lista para que seja feita uma análise conjunta sobre como melhorar esses pontos? Compartilhe!

* Palestrante e editor das revistas VendaMais®, InvestMais® e Liderança®, além de autor de vários livros. Formado em Administração de Empresas e mestre e empreendedorismo pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br. Contato: raul@vendamais.com.br
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