Empreendedor sem o lado vendedor, vira sofredor

Por José Luiz Tejon
Grandes ideias, maravilhosos projetos, tremendas iniciativas, porém com imensas frustrações. A causa: falta de vendas. Quem vai vender? Quem vai botar os “guizos nas onças”? Em estudos globais sobre o empreendedorismo, a relação dos principais arrependimentos sobre erros cometidos, iniciam por não terem tomado decisões velozes e ousadas de vendas.
Para um empreendedor a ausência de um talento e de uma vontade de vendas, como regra é fatal. Empreender não é sinônimo de vender, e vice-versa. São lados complementares da mesma moeda. Uma boa fórmula são sócios que se complementem, ou marido e mulher que possam compor uma dupla, por exemplo. Um criador em ciências exatas e um emocionado negociador com forças na área de humanas. O que deve contar fortemente para qualquer empreendedor é a necessidade de se transformar num grande ou, minimamente, bom vendedor. Isso exige cultivar atitudes de campeões de vendas.
Uma delas que gera todas as demais é sair para vender. Quer vender? Visite clientes. Quer vender? Entreviste prospects? Quer vender? Ofereça e apresente suas soluções! Quer vender? Ouça objeções, trate-as, corrija e persista. Quer vender? Solicite o pedido, fareje sempre a possibilidade de fechar vendas. Quer vender mais? Faça esse processo mais, mais e mais. Agir com a atitude dos campeões de vendas não é difícil. Você pode criar o hábito, principalmente se estiver apaixonado de verdade pelo seu empreendimento. Uma pessoa apaixonada ultrapassa obstáculos e muda. Ao mudar, muda o mundo em volta.
Não há possibilidade de sucesso para um empreendedor se não se transformar num capaz vendedor. Experimente, não vai doer, e você ainda vai descobrir que fará grandes amigos, além de grandes clientes. Mas, ou você sai para vender, e desde já, ou seu negócio vai sofrer, com você.
jose-luiz-tejonPublicitário, jornalista, autor e coautor de 30 livros, sendo o mais recente O Código da Superação. É presidente da TCA Internacional, diretor vice-presidente de Comunicação do CCAS e comentarista da Rádio Estadão. tejon@tejon.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.