download

Aplicativo junta trabalhadores e empresas em busca de funcionários temporários.

O regime de trabalho intermitente foi criado em 2017 com a Reforma Trabalhista para formalizar o chamado “bico”. Quem tem empresa na área de alimentação, agora terá um reforço da tecnologia: um aplicativo que conecta empresas com o trabalhador que busca uma vaga de temporário.

No trabalho intermitente a prestação de serviços não é contínua. O funcionário recebe por horas ou dias trabalhados e tem garantidos direitos trabalhistas como o INSS. Contratos desse tipo são comuns em restaurantes que precisam de funcionários extras com frequência. Por exemplo, se durante a semana o movimento é menor, a equipe é reduzida. Agora, se a demanda aumenta aos finais de semana, é preciso contratar funcionários temporários, mas nem sempre é fácil encontrar profissionais com perfil adequado.

Fernando Ferreira sentiu essa dificuldade quando fazia a gestão financeira de uma rede de churrascarias. Ele se juntou a dois sócios e com R$ 300 mil criaram, em novembro do ano passado, um aplicativo que conecta profissionais com estabelecimentos da área de alimentação.

Walter Vieira, outro sócio da empresa, diz que a tecnologia faz toda diferença nesse processo: “Porque criamos de forma desruptiva. A gente elimina a lista de vagas e no lugar coloca um algoritmo de recomendação, baseado em qualificação, localização. Então a tecnologia é fundamenta”

Por enquanto, o aplicativo tem cadastrados 60 estabelecimentos e 600 profissionais na cidade de São Paulo. O contrato de trabalho intermitente é assinado de forma digital pelo app. “A gente cobra porcentagem pelo valor ofertado ou assinatura mensal, onde o estabelecimento pode buscar profissionais de forma ilimitada”, explica Walter.

Para se cadastrar, o profissional entra, faz um cadastro com documentos, habilidades e experiência e coloca a disponibilidade de horário. As informações são checadas por inteligência artificial. O estabelecimento já cadastrado solicita um profissional para um dia e um horário específicos.

Levantamento feito pela startup mostra que há 1,2 milhão de estabelecimentos na área de alimentação no Brasil. Juntos, empregam seis milhões de pessoas. Desse total, 450 mil são temporários.

Confira a reportagem que o Pequenas Empresas Grandes Negócios preparou: https://globoplay.globo.com/v/7385712/

CLOSEER

Rua Vinte e Três de Maio, 224 – Edifício Mont Serrat – Conjunto 52

Salto / SP – CEP: 13320-010

Telefone: (11) 0800 887 0645

www.closeer.com.br

RESTAURANTE OLEA

Rua Joaquim Antunes, 198 – Pinheiros

São Paulo – SP – CEP: 05401-000

Telefone: (11) 3062-1535

www.olea.com.br

Fonte: Globo

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.