Mineiros criam site com 1.200 provas de vestibular
Em 2011, Marcony Felipe, 23 anos, fazia cursinho pré-vestibular na cidade de Belo Horizonte (MG). Para treinar para as provas, ele procurava na internet avaliações antigas de várias universidades do Brasil. Durante as buscas, Marcony percebeu que a prática exigia tempo e disposição, já que muitos dos testes ficavam “escondidos” nos sites das instituições.
Pensando em estudantes que, assim como ele, poderiam ter a mesma dificuldade, o mineiro resolveu empreender. Ele criou, em 2012, o AcheProvas, site que fornece 1.200 provas gratuitas de vestibulares e ENEM disponíveis para download. Até hoje, 600 mil arquivos, entre avaliações e gabaritos, já foram baixados.
Depois de amadurecer a ideia, o mineiro propôs ao seu primo Robson Moraes, 40 anos, uma sociedade no negócio. Enquanto Moraes entrou com capital para a compra do servidor web – cerca de mil reais – Marcony cuidou da criação do site. “Em 2012, já na faculdade, eu comecei a estudar programação. Depois de baixar as provas de 70 universidades, eu criei o site, que entrou no ar em março do mesmo ano”, afirma.
Com a plataforma no ar, Marcony pensou em estratégias para popularizá-la na internet. A solução veio na produção de conteúdo. “Minha irmã Marcela, que é química industrial, passou a criar conteúdos variados para o site, como a explicação de algumas teorias ou questões de exatas, e dicas para a realização das provas”, diz.
A estratégia do mineiro vingou: hoje o site tem média de mil provas baixadas por dia. “No período pré-vestibular, entre outubro e janeiro, há dias em que quatro mil provas são baixadas”, garante.
Para monetizar o negócio, Marcony e Moraes optaram por usar a publicidade em newsletters, que são enviadas por e-mail aos usuários do site. Antes de baixar a prova, é necessário que a pessoa coloque seu nome, seu e-mail e especifique se é professor ou aluno. Com esse banco de dados, a empresa envia propagandas direcionadas ao perfil do usuário. “Optamos por esse estilo de publicidade, ao invés de anúncios na página principal do site. Apesar de ganharmos menos dinheiro, deixamos o layout mais limpo e conseguimos popularizar a marca e fidelizar os usuários”, diz.
O banco de dados do AcheProvas está sempre atualizado. Hoje, o site tem provas de mais de 100 universidades, incluindo avaliações do ENEM e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Agora, a meta de Marcony é investir ainda mais no conteúdo próprio e nas provas de concursos públicos. “Como muita gente me pediu este tipo de avaliação, passamos 2013 baixando os arquivos e criando conteúdo para a área. Até o fim do ano queremos que as avaliações dos concursos já estejam no site”, afirma.
Além do site, a empresa conta com aplicativos para Android e Windows Phone, com as mesmas funções da plataforma web.
Fonte: Revista PEGN