Seu site tem visitantes porém não gera negócios?

Ficar fora da Internet atualmente é uma “roubada”! Em tempos de smartphones, internet quase de graça e redes sociais, pessoas de todas as idades e classes sociais procuram informações sobre produtos e serviços na internet – a qualquer hora e em qualquer lugar – é um grande perigo não ter um site. Ok, você já tem um? MARAVILHA. E como ele está de saúde, ou seja, está trazendo resultados para o seu negócio?
gerar-lucro
Obter resultados na Internet não é somente vender, pois se fosse o caso o único investimento em internet com retorno seriam as lojas virtuais, o que não é verdade. Claro que o objetivo de qualquer ação de marketing, seja on-line ou off-line, no final das contas é vender, porém isso geralmente é consequência de algo maior, como, por exemplo, desenvolver um bom relacionamento com o público-alvo.
Durante muitas consultoria reparei que diversas empresas possuem sites bem posicionados no Google e com bastante visitas, porém com baixíssimas taxas de conversão, ou seja, pouca venda, poucos e-mails, poucos downloads, poucos pedidos de orçamento e poucos telefones tocando. Seu site é um caso de muitas visitas, porém pouco resultado?
Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar seu site a trazer mais retorno para a empresa.

  1. Design Responsivo: o número de tablets vendidos cresce a cada ano, assim como o de smartphones, sendo o design responsivo o que garante que os elementos de seu site serão exibidos corretamente tanto na tela dos portáteis quanto dos computadores.
  2. Conteúdo relevante: lembre-se sempre que o seu site não é feito para você ou sua empresa e sim para o usuário. Portanto dê motivos para ele gostar do site Ofereça conteúdos gratuitos, mostre-se interessado em resolver problemas, etc. Investir em Marketing de Conteúdo pode ser uma ótima estratégia, clique aqui para ler algumas dicas.
  3. Formulário para contato rápido: é uma ferramenta simples que permite o contato direto entre consumidor e empresa. E nada de encher o formulário de campos desnecessários… na maioria dos casos, nome, e-mail e mensagem já bastam. A rapidez na resposta também é muito importante.
  4. Chat: ter um atendente on-line abre a possibilidade de se comunicar instantaneamente com o cliente. É uma das ferramentas que mais traz credibilidade para um site, principalmente em uma loja virtual.
  5. Design atraente: certifique-se de que o design de seu site ou loja virtual seja atraente aos olhos do público-alvo. Digamos que você vende produtos para a terceira idade: não esqueça de usar fontes grandes e bastante contraste para facilitar a leitura.
  6. Telefone: se possível tenha um 0800, porém um telefone convencional já é o suficiente. O importante é que a pessoa que atenda esse telefone esteja preparada para tanto, portanto treine incessantemente sua equipe. (Desde o ano de 2013 passou a ser obrigatório perante a lei que toda loja virtual conte com um número de telefone).
  7. Crie um FAQ: o F.A.Q. em inglês significa Perguntas Mais Frequentes, e consiste em uma página em seu site onde o consumidor consegue respostas para dúvidas que ela possa ter. Além dos usuários adorarem esse tipo de página, você vai economizar muito dinheiro precisando responder a menos telefonemas e e-mails.

Fica evidente que as dicas acima se baseiam principalmente em trazer para o usuário uma melhor experiência de navegação em seu site: design adequado + atendimento eficiente. Eu poderia escrever páginas e mais páginas sobre dicas para sites com muitos acessos e pouco resultado, porém implementando estas sete você já vai notar uma grande melhoria.
Fonte: Marco A., Portal Administradores

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.