5 erros que afastam os consumidores

O que faz com que os clientes saiam correndo do seu negócio.

Atrair a atenção de um consumidor é uma das principais missões de um profissional de vendas. No entanto, uma questão muito comum nessa área é: como fazer para que os consumidores não saiam correndo do seu negócio?

Trabalhar com pessoas exige delicadeza e algumas medidas e cuidados são essenciais para obter sucesso na área. Para isso, é necessário, primeiramente, saber que para vender é preciso ir muito além de uma conversa superficial.

Falta de empatia

É um grande problema. Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as compras. As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem possui algo em comum com elas.

Não seja muito invasivo

Pergunte, mas também saiba ouvir. Fuja do monólogo, busque sempre o diálogo e nunca se esqueça de que cautela é essencial. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os seus problemas. Lembre-se que o vendedor é um solucionador e ajuda quem o procura a suprir necessidades e realizar sonhos.

Fuja dos clichês

Utilizados pelos vendedores. Ao contrário do sucesso, jargões, exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a negociação. A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes a uma simpatia exagerada, que soa como falsidade. Portanto, saiba usá-la moderadamente.

Despreparo e a Insegurança

Atrapalham a credibilidade do profissional.  Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e os mercados nos quais estão inseridos, participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras importantes na área e fique antenado às tendências e acontecimentos.

 

* Por Mário Rodrigues – Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

 

Fonte: IBVendas

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.