Três ferramentas importantes para impulsionar o marketing nas empresas
Este artigo descreve três ferramentas importantes para as estrategias de marketing nas empresas.
A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE MARKETING.
INTRODUÇÃO
As ferramentas de marketing colaboram para que as empresas possam se diferenciar uma das outras, pois permite a realização de análise de marketing, que é composta por uma serie de fatores onde pode se inter-relacionar, aspectos culturais, demográficos, tecnológicos, econômicos e políticos. As empresas portanto precisam esta atentas para os detalhes que os consumidores demonstram, conhecer seus comportamentos, para assim terem uma boa visão de formulação de estratégia de marketing. Este discorre sobre algumas ferramentas importantes que os gestores empresariais podem desenvolver para agregar valor aos seus produtos e serviços.. Apresenta-se nesse trabalho três ferramentas importantes de estrategias de marketing para o seu negocio que são; pesquisa mercadológica, matriz BCG, análise SWOT.
1. PESQUISA DE MERCADO.
Para Kotler e Armstrong(1995), as compras dos consumidores são altamente influenciadas pelas características culturais, sociais, pessoais e psicológicas. Embora os profissionais de marketing não consigam controlar esses fatores, precisam levá-los em consideração. Os clientes se orientam por suas necessidades e desejos e buscam satisfazê-los, alcançando o mais alto valor recebido. Mercado é o conjunto de todos os compradores reais e potenciais de um produto ou serviço. Os compradores potenciais de um produto ou serviço apresentam quatro características: interesse, renda, acesso e qualificações. (Kotler & Armstrong, 1995).
Então a pesquisa de mercado significa o primeiro ponto de partida para se trabalhar as ações de marketing pois é através delas que se torna possível identificar, quem são os consumidores as razões o que levam os mesmo a consumir determinado produtos, suas preferências, classe social outros diversos fatores.
A pesquisa de mercado implicara ainda nos quesitos de definição do 4´P s, de marketing;
Produto: Nesse item a pesquisa colabora para ferir o grau de a satisfação dos clientes, com os produtos ou serviços ofertados, avaliar como o produto estar posicionado no mercado identificar as aspectos de demanda de inovação.
Promoção: Envolve o plano estratégico de comunicação com o público-alvo, onde se define o canais de melhor abrangência dos clientes, o modelo de mensagem que vai ser vinculada e o direcionamento da mesma.Preço: quanto o cliente pode pagar e auxilio de definição de precificação.Praça: implica nos hábitos de consumo, os meios de compra que os clientes mais utilizam e posição socioeconômica, marcas mais fidelizadas.
3. MATRIZ BCG
Temos também como outros importantes auxílios a utilização da matriz BCG, onde podemos classificar quais produtos são mais viáveis para rentabilidade do negocio, sob essa perspectiva identifica-se como podemos tomar decisões, sobre quais produtos ou serviços merecem mais investimento, quais são rentáveis mas demandam um esforço elevado de investimento são chamados de produtos estrelas; aqueles que são os mais rentáveis com pouco investimentos se distinguem como vaca leiteira, e outros de que se melhor trabalhados podem se tornar rentáveis são produtos ponto de interrogação, os produtos com pouca margem de contribuição são definidos como abacaxis.
4. ANALIZE SWOT OU MATRIZ FOFA
Para Kotler, a analise SWOT tem por finalidade monitorar importantes forças Macro ambientais (Econômico-demográficas, tecnológicas, políticos-legais, e socioculturais) e significativos agentes micro ambientais(clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. Onde a unidade de negócio deve estabelecer um sistema de inteligência DE MARKETING para acompanhar tendências e mudanças importantes.
A tradução que de SWOT é , Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Portanto, a análise SWOT contribui nos negócios para:
• Para tomada de decisões a modo mais racional.
• Mostrar o comportamento do cenário mercadológico do negocio.
• Ter uma precisão acerca do posicionamento de os concorrentes.
• Fazer previsão do cenários econômicos futuros.
• Dimensionar as melhores alternativas de ação.
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
O marketing representa uma área de muita importância dentro das organizações. Este estudo proporcionou a oportunidade de adquirir esclarecimento e orientações acerca das atribuições pertinentes ao marketing nas organizações. Compreende em si uma das ferramentas que constituí o sucesso de uma empresa onde os seus gestores buscam desenvolver estratégias de como um produto irá vender, qual será seu posicionamento frente ao mercado, a forma de como é aceita pelos consumidores. Enfim corresponde a um ciclo de melhoria continua desse produto, buscando agregar valor, lucro e satisfação dos consumidores.
REFERENCIAS.
• KOTLER, Philip. Administração de marketing: 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
• LAS CASA, AlezandreLuzzi. Administração de marketing, conceitos, planejamento e aplicações a realidade brasileira. Editora Atlas. São Paulo,2006.
Fonte: Administradores