Por que perdemos vendas?
O Brasil, passa por um momento, nunca antes visto, sempre se falou em globalização, mas até pouco tempo, por sermos um pais emergentes não tínhamos sentindo a globalização em sua essência, problemas econômicos de nosso pais impediam que empresas multinacionais viessem vender seu produtos aqui ou ate mesmo produzi-los. Porém hoje a situação mudou e essas empresas com suas tecnologias revolucionarias desembarcaram em terras “tupiniquins”, e apesar dos pesares, as empresas brasileiras tem suportado com muita competência a competição. Neste cenário o consumidor acaba ganhando com variedades de ofertas no mercado.
Porém mesmo em empresas com uma estrutura completa, com departamentos de marketing afinados ainda perde-se vendas, independente da empresa ser estrangeiras ou nacional, isso por que nossos vendedores acabam por cometerem alguns erros como:
Planejamento falho ou inexistente
O vendedor antes de sair a campo tem que planejar, como vai ser a abordagem, que estratégia irá utilizar, determinar quais serão as possíveis concessões que ele pode fazer ao cliente.
O grande problemas hoje dos vendedores, é não acreditar no poder que ele tem, e temer o poder do comprador.
Falta de conhecimento
Outro problema que afeta diretamente o sucesso nas vendas é a falta de conhecimento em técnicas de vendas, o vendedor tem que buscar capacitação além do que é oferecido pelas empresas e faculdades, vender é, a arte de pintar a guerra com um pincel e pouca tinta, por isso ele deve dominar as estratégias e táticas de negociação, conhecer as necessidades do comprador e da sua empresa.
Não estipular metas e objetivos
É extremamente importante para que as vendas aconteçam de maneira saudável, que o vendedores planejem seus objetivos e coloquem metas para serem cumpridas. Esse planejamento é necessário para não se perder, e para que ao final de cada venda eles saibam se foi uma boa ou ruim negociação.
Fraqueza emocional
Pessoas são instáveis em sua essência, nos deixamos levar por emoções, e não adianta acharmos que somos fortes sempre, situações adversas acontecem, por isso os vendedores tem que se capacitar, buscar treinamentos, mentores, coach e tudo que a administração moderna oferece em técnicas, para que mesmo em situações de estresse, como por exemplo, o mês esta acabando e falta aquela venda para fechar a meta, pressão em casa por algum motivo, ou outras variáveis que estamos expostos. E para fechar uma venda muitas vezes concessões são feitas sem planejamento, resultando em prejuízos futuros, para empresa no qual representa e para si próprio.
Medo de perder
Como falei acima vender é uma guerra, e assim como uma guerra perdi-se a batalha mas não perde-se a guerra. Os vendedores tem medo de perder e acham que só ele pode perder, mas o comprador não, e acabam seguindo normas dos compradores. O comprador tem metas e prazo para entregar o produto e tambem possui metas, ele tem que ter a mercadoria sua ou de outro vendedor.
Falta de persistência
Vendedores perdem vendas por não acreditarem em seu produto e em seu serviço, falta acreditar que sua visita foi bem feita e que a compra não foi efetivada, muitas vezes porque, o comprador esta em dúvida, e não tem tempo para correr atrás de um vendedor.
Por isso tem que acreditar, ligue para o comprador, mande e-mail, peça uma feedback de sua proposta, pergunte se ele entendeu, se precisa de mais algumas informação, coloca-se a disposição do mesmo. Não espere, você tem metas, o comprador também.
Achar que preço é determinante para uma venda
Apenas preço bom não quer dizer que a venda é sua, não torre preço, e nem queime sua comissão, não é bom pra você nem para empresa que vende.
Se sua empresa tem uma ótima estrutura, entrega sempre no prazo, produtos de boa qualidade. Você tem que vender não só o produto, mas todo o processo, seu preço é o mais caro, porém sua entrega é a mais rápida. Pergunte ao comprador o que ele precisa, lembre-se ele também tem prazo, o cliente dele pode querer um produto de melhor qualidade e esta disposto a pagar, esse pode ser um desejo do comprador, então venda o que você tem, venda o seu preço sua marca sua estrutura, se a venda não for sua, é porque o cliente ainda não esta preparado para ter seu produto, mas ele pode se preparar, esteja você preparado para quando isso acontecer, e o ajude para que isso aconteça, e ele te ajudara em todo o processo, venda também seu nohall em negócios, agregue valor ao seu produto, o vendedor também é um “produto ” a ser “vendido”, se venda mostre que você pode ajudar.
Fonte: Rodrigo Angelotto, Portal Administradores