Passo-a-passo para vender pela Internet
Muitas são as empresas pequenas e médias que tem um dia a brilhante ideia: Vou colocar meu negócio na internet.
Mas a coisa não é tão simples assim. Saiba que a internet é um poderoso canal de comunicação capaz de alcançar clientes nos mais distantes cantos do Brasil e do mundo, mas não pense que é só criar um site e jogar na rede que ele vai fazer sucesso.
Não pense também que basta que alguém chegue no seu site ou ecommerce que ele vai comprar de você, porque a realidade é outra.
Imagine uma pessoa completamente estranha tentando te vender algo, você compraria assim na maior confiança? A resposta é não. Mas é exatamente isso que a grande maioria dos negócios tentam fazer: Vender seus produtos ou serviços na internet sem despertar a confiança dos clientes.
Para que se possa atingir a excelência em vendas pela web, se faz necessário adotar 5 passos religiosamente, os quais formam uma estratégia poderosa de vendas na web. E é precisamente estes passos que eu vou te mostrar agora:
Passo 1 – Atração
As empresas tem feito uma coisa errada: Elas tem buscado o cliente na internet. A coisa não é assim que funciona. Se você quiser alcançar seu cliente, não vá atrás dele, pelo contrário, faça-o vim atrás de você.
E é aqui que entra o processo de atração. Aqui você vai criar algo de valor para entregar ao futuro cliente. Vamos supor que você trabalhe com moda femina. Para alcançar seus cliente, você precisa criar algo que atraia o seu público alvo até você, ao invés de ir atrás dele. Isso normalmente acontece de duas maneiras: Criando um conteúdo específico e criando uma recompensa digital.
Conteúdo primeiro
Se você publicar no site da empresa um conteúdo dando dicas de moda feminina, tal como combinar uma peça com outra para determinadas ocasiões, o que você acha que vai acontecer? Eu te digo: Alguma mulher vai estar procurando no google por este conteúdo e vai achar o site da sua empresa. O que você fez aqui? Você fez a possível cliente chegar até você sem ir atrás dela.
Recompensa depois
Quando essa mulher, que pode ser uma possível futura cliente, chegar até seu conteúdo, você precisa oferecer algo mais além daquele conteúdo. Por exemplo: Um ebook que ensina dicas de beleza.
Se uma mulher chega num site para ver dicas de moda, qual você acha que é a probabilidade de ela querer um ebook com dicas de beleza feminina? Alta, não é mesmo? É aí que nós entramos no próximo passo.
Passo 2 – Captura de email
Em troca do tal ebook, você pede o email dela. Isso aqui nada mais é do que uma troca justa: Um ebook por um contato. O email é uma das mais poderosas ferramentas de marketing existentes na internet, então você precisa se utilizar dele.
Passo 3 – Relacionamento com a lista
A partir do contato da sua possível futura cliente, então você começa a enviar emails periódicos para ela. Mas atenção, nada de ficar mandando só emails empurrando produtos e mais produtos. Aqui você vai começar um relacionamento. Vai enviar dicas, materiais, vídeos e qualquer coisa que agregue valor ao publico alvo em questão. No caso, se você vende roupas femininas, então envie materiais que mulheres que gostam de estar na moda gostariam de receber. Com o passar do tempo, aquela mulher que deixou seu email em troca de um ebook passa a confiar na sua marca, pois você oferece conteúdo de qualidade, que realmente ajudam ela naquilo que ela gostaria de ser ajudada.
Passo 4 – Venda do produto ou serviço
E então, só depois de estabelecer um relacionamento de confiança, você começa a mostrar o que você tem de melhor: Seus produtos ou serviços.
Aqui você fala daquela roupa que está a um preço incrível e que combina com a estação do momento. É aqui nessa fase que você mostra o seu produto e oferece ao possível cliente uma solução para seus problemas. Como nessa parte ele já confia em você, então ele está inclinado a comprar o que você tem a oferecer.
Passo 5 – Análise das métricas
E por último, depois que a venda já foi feita, você precisa analisar sua estratégia e ver onde pode mudar para melhorar. Para isso você precisa estabelecer métricas. Por exemplo: Quantos emails você precisa capturar para que consiga fazer uma venda? Quantos visitantes você precisa ter no site para que eles deixem 1 email? Dos emails que você enviou para sua lista, qual deles foi responsável pelo maior número de vendas?
Se você souber analisar essas métricas, fica mais fácil fazer pequenas alterações em busca de melhores resutlados.
Esses 5 passos são o alicerce de uma campanha digital bem sucedida. Você vende qualquer coisa se souber aplicá-los corretamente no seu negócio, acredite.
Bom, espero que você tenha entendido exatamente do que se trata esses passos e pense em uma maneira de aplica-los na sua estratégia de vendas pela internet. Até a próxima!
Fonte: Administradores