Paixão do torcedor impulsiona mercado de franquias de futebol
Clientes não são fiéis. No meio de tantos produtos e serviços oferecidos pelo mercado, é difícil ele escolher sempre a mesma marca. Por outro lado, o torcedor é o mais fiel dos indivíduos. Não interessa quantos times existam – para ele, só haverá uma grande paixão. Nos últimos anos, ocorre um esforço em transformar esse torcedor no mais fiel dos consumidores. Com isso, times de grande expressão no futebol nacional vêm ganhando franquias especializadas na venda de produtos licenciados. Representando de campeões mundiais a clubes que tentam voltar a ser o que um dia foram, o “amor sem divisão” dos torcedores mantém o setor aquecido.
Atualmente, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Vasco e Vitória são representados por redes de franquias especializadas na venda de produtos licenciados. Vale ressaltar que não são os clubes, e sim uma empresa franqueadora, que administram as lojas. A Meltex é responsável pela GrêmioMania e pela Academia Store, que vende produtos ligados ao Palmeiras; já a São Paulo Mania é gerida por uma parceria entre Francap e SPR Franquias. A segunda, aliás, cuida de todas as outras redes.
Uma das apostas do setor é a Academia Store. A rede, que abastece suas prateleiras com as cores do Palmeiras, abriu sua primeira unidade neste ano, quando o time pagará seus pecados na segunda divisão. Mas os gestores da franquia dizem confiar na fidelidade do palmeirense. “Os torcedores, não importa o momento, fazem questão de vestir suas cores, comprar produtos e mostrar ao mundo seu amor pelo clube”, afirma Gaston Krause, diretor de franquias da Meltex.
A Academia Store tem duas unidades abertas, ambas em São Paulo. Até outubro, o plano é de chegar a dez unidades. Para o fim do ano que vem, Krause projeta que a Academia Store atingirá 50 lojas. “A confiança no sucesso fez com que, além das lojas, aumentássemos nosso vínculo com o clube patrocinando o time de basquete do Palmeiras”, diz Krause.
O otimismo da Meltex é compartilhado por André Friedheim, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “O surgimento dessas redes é fruto da profissionalização do futebol no Brasil. Os clubes finalmente perceberam o potencial de suas marcas”, afirma ele, que também é sócio-diretor da Francap.
Novos e velhos alvinegros
Já há discussões sobre a possibilidade de o Corinthians ter ultrapassado o Flamengo e se tornado o time com o maior número de torcedores do Brasil. Mas, quando o assunto é franquias, a Poderoso Timão, ligada ao alvinegro paulista, é líder em quantidade de lojas. São 130 unidades e outras 12 com o contrato já assinado.
Assim como as outras redes, a Poderoso Timão cresce, mas menos do que anos atrás. De outubro de 2008, quando a foi rede foi oficialmente lançada, até o fim de 2011, foram abertas 113 unidades – portanto, apenas 17 foram abertas desde então. De acordo com André Giglio, diretor comercial da SPR, a rede decidiu apostar em modelos diferentes de lojas após abrir 100 unidades. “A partir dessa marca, lançamos franquias platinum e light, voltadas para mercados que ainda não haviam sido ocupados. A primeira concentra-se em um público mais sofisticado, e a segunda, em municípios com menor número de habitantes”, afirma Giglio.
Ao contrário de seu rival, o Santos ainda está dando seus primeiros passos no mercado de franquias. A Santos na Área, que também será administrada pela Meltex e venderá produtos do alvinegro praiano, é a novidade do setor em 2013. “Até 2014, a estimativa da franqueadora é que a rede do Santos abra 15 unidades”, diz Krause.
Cuidados
A consultora Ana Vecchi, da Vecchi Ancona, ressalta que o potencial de crescimento das redes está baseado não só na paixão dos torcedores, mas também na abrangência do público. “Até quem não torce por um determinado time acaba comprando um produto para uma namorada, por exemplo”, diz.
Ana ressalta, entretanto, que uma marca forte não é suficiente para segurar uma rede. “Gerir uma franqueadora é diferente de cuidar de um clube. Além da diretoria e do departamento de marketing, é necessário que haja especialistas em marketing e fornecedores de qualidade, capacitados para cumprir tudo o que foi prometido aos franqueados”, afirma.
Outra preocupação da consultora é a junção da insatisfação com o clube com uma situação econômica desfavorável. “Por mais que o amor seja grande, se faltar dinheiro para o torcedor, as vendas das lojas vão ser menores. Se, além do bolso, o time não estiver bem, tal conjuntura pode complicar a vida dos donos da loja.”
Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2013/07/paixao-do-torcedor-impulsiona-mercado-de-franquias-de-futebol.html)